Quais os alimentos que devem ser evitados na gestação?

Quais os alimentos que devem ser evitados na gestação?

Uma das preocupações de toda mãe é saber o que ela pode comer e quais os alimentos que devem ser evitados pelos riscos que oferecem à saúde e ao desenvolvimento do bebê. 

Por que há tantas restrições alimentares durante a gravidez? Durante a gestação devem ser tomados alguns cuidados para que não haja risco de contaminação alimentar, principalmente pelas bactérias Salmonella, Campilobacter, Escherichia Coli e Listeria, e pelo protozoário chamado Toxoplasma Gondii. Esses microrganismos podem ser encontrados no solo e na água, assim como podem ser carregados por animais domésticos ou selvagens e, portanto, podem ser ingeridos ao comermos carne mal passada, por meio de alimentos contaminados com as fezes desses animais ou pelo contato da água contaminada.

Por esse motivo é recomendado que a gestante restrinja o consumo de alguns tipos de alimentos para reduzir o risco de contaminação.

Algumas dicas

– Não consumir queijos moles (como brie ou camembert) ou queijos coloniais produzidos de leite não pasteurizado.

– Não consumir saladas cruas de restaurantes e lanchonetes. Mas isso não significa dizer que você precisa dar adeus às saladas cruas na gestação (pois elas contêm muitas fibras, vitaminas e minerais importantes para a sua saúde e a do bebê). Para eliminar os riscos, lave todas as verduras e legumes em água corrente retirando toda e qualquer sujeira aparente, eliminando as que estiverem murchas ou estragadas, lavando folha por folha e legume por legume. Após, deixe-os de molho em solução de hipoclorito de sódio por 15 minutos (para cada litro de água utilizar uma colher de sopa de água sanitária – aquela usada para branquear roupas mesmo, só não pode ser com perfume). Sobrepor um prato por cima para que todas as verduras e legumes fiquem imersos na solução. Após, retire-os da solução e lave-os novamente em água corrente para retirar qualquer resíduo de água sanitária. Se preferir, utiliza sanitizantes industrializados que podem ser adquiridos em supermercados. As instruções de uso e diluição desses sanitizantes normalmente constam no rótulo e podem variar de fabricante para fabricante.

– Não consumir carnes, ovos ou peixes crus ou malpassados. Sim, aquele ovinho com gema mole e aquela maionese caseira vão ter que esperar até você ter dado à luz. Mas não precisa passar vontade de comer maionese viu? Existem várias receitinhas que não utilizam ovo cru na receita, como exemplo a maionese de leite (ultrapasteurizado, é claro). Outra maionese permitida é aquela feita com ovos pasteurizados como aquelas industrializadas disponíveis no mercado. Infelizmente ainda não existem substitutos para o sushi e para o churrasco malpassado, mas aguente firme!

Moderação é a palavra-chave, sempre!

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri