Por que é tão importante beber água na gravidez?

Por que é tão importante beber água na gravidez?

Que a água é fundamental para a pele e o bom funcionamento do nosso organismo, disso ninguém tem dúvidas. Mas por que ela é tão importante para as grávidas?

Na gravidez todo o fluxo sanguíneo da mãe é compartilhado com o feto, que é nutrido através do cordão umbilical e ao longo da gravidez também pela ingestão do líquido placentário. Por isso, mulheres grávidas precisam aumentar o consumo de água para garantir a saúde da mãe e do bebê, já que a quantidade de sangue circulando no corpo da mãe tem que ser muito maior.

Durante a gravidez o corpo da mulher se adapta a essa nova e mágica situação, da forma mais saudável possível para a mãe e para o bebê. Todos sabem que a barriga cresce muito e que o meio onde o bebê está se desenvolvendo é formado por líquido. O volume sanguíneo da mãe também aumenta muito para nutrir o bebê, e a pele precisa ganhar elasticidade para crescer. Todos esses fatores são dependentes de água e de ótima hidratação!!!

Nessa fase, a sede da mãe aumenta muito. O que é um sinal claro do corpo pedindo mais líquido, porque o bebê está crescendo e a quantidade de líquido amniótico também cresce junto para que ele se desenvolva da melhor forma possível.

A partir de agora, todo fluxo sanguíneo da mãe é compartilhado com o feto, que é nutrido através do cordão umbilical e ao longo da gravidez também pela ingestão do líquido placentário. Para isso, a quantidade de sangue circulando no corpo da mãe tem que ser muito maior, já que ela precisa também formar células sanguíneas para o bebê.

Além disso, a barriga que cresce precisa de elasticidade para que o tecido possa esticar livre de estrias, então a hidratação se mostra fundamental muito mais do que banhos de creme – que também são muito importantes. Acontece que a hidratação é muito mais efetiva de dentro para fora.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram @carolsettinutri