Sobre Perdas…

Sobre Perdas…

Cada mulher vivencia a maternidade da sua maneira, de acordo com sua rotina, sua história mas, uma coisa é certa: maternidade traz perdas. Gerar um ser (independente do tempo que seja) trará tantas mudanças na sua vida, e no final de tudo isso você não será mais a mesma mulher. Seu corpo mudará, sua história, sua posição social, sua liberdade, seus relacionamentos amorosos, familiares e muuuitas outras coisas.

Ser uma nova mulher com certeza te trará muitos ganhos mas, deixar de ser você também trará um sentimento: o luto. O luto da maternidade que todas passam é a perda de uma mulher que deixou de existir.

Lembre-se que ninguém está negando as boas sensações que a maternidade traz, um novo amor, mudanças que trazem aquele frio na barriga gostoso. Mas nada é pleno, a maternidade é ambígua e já falamos sobre isso alguns textos atrás. Você não deixa de amar sua nova vida ou seu filho por sentir falta do que você perdeu. Você pode amar o seu filho e não amar gestar, abdicar seu corpo ou de qualquer outro detalhe dessa fase mas, o importante é saber lidar com a sensação de perda e não deixar isso dominar você.

O sentimento do luto não se dá somente pela perda de pessoas, mas por qualquer perda. A palavra, nesse contexto, é um substantivo, porém também pode ser um verbo que se encaixa bem nessa circunstância, derivado de lutar. A mulher que vivencia um processo de luto pode passar muito bem por isso e várias vezes nem perceber que perdeu algo mas, em algumas situações, esse sentimento é tão forte que parece que vai devastar você. E é preciso lutar!

O luto é um processo que se divide em cinco fases, e todos passarão por elas. A primeira é negação e só a última, aceitação. Portanto, não se vence o luto da noite pro dia. É um trabalho que exige paciência, tempo e apoio. Não esconder o sentimento, falar sobre isso ajuda muito. Maternidade é uma caixinha de surpresas, considerar tudo o que podemos perder é importante para evitar que o sentimento venha de forma devastadora e que você possa passar por isso de forma leve.

Nós mulheres temos direito de sermos amparadas, acolhidas, respeitadas e ouvidas. Todas nós já perdemos algo em algum momento, seja nossos corpos, filhos, amores, bens materiais ou emocionais. É muito comum perder algo ou alguém, estamos perdendo o tempo todo mas, o comum não precisa ser normal, não deve ser tratado como. Toda perda gera um sentimento e um processo de luto, e nós, mulheres, devemos nos unir, nos apoiar, não julgar. Sejamos força uma pras outras!

Texto por @parteriadoser