Dieta da Fertilidade

Dieta da Fertilidade

Atenção, futura mamãe.

Você sabia que a alimentação pode afetar a fertilidade? Problemas relacionados à infertilidade vêm aumentando nas últimas décadas, devido à influência do estilo de vida da população que reduz a capacidade fértil de muitos casais. A fertilidade de homens e mulheres pode ser negativamente influenciada pelo uso excessivo de álcool, tabagismo, consumo de drogas, sedentarismo e má alimentação.

Uma dieta nutricionalmente pouco adequada, com baixa ingestão de vitaminas e minerais antioxidantes, está fortemente associada a resultados indesejados para a fertilidade da população.
Para os casais que desejam engravidar, ou tem problemas de fertilidade, é fundamental uma alimentação completa e adequada, com alimentos benéficos para a saúde reprodutiva.

Vitaminas e Minerais

Os alimentos que devem ser consumidos são peixes e frutos do mar; cereais integrais; frutas; verduras e legumes; grãos integrais.
A dieta para engravidar deve ser rica em vitaminas e minerais, entre eles está:

  • Complexo B – Presente em hortaliças, folhas verdes, farelo de trigo, banana, manga, amêndoas, abacate, cereais integrais, ovos, feijão e grão de bico.
  • Vitamia E – Encontrada em sementes de girassol, avelã, óleo de girassol, óleo de amêndoa, castanha-do-pará, pistache, espinafre, brócolis e kiwi.
  • Zinco – Presente em grãos integrais, castanhas, legumes e tubérculos.
  • Ômega 3 – Encontra-se em pescados, sementes de chia, sementes de linhaça, couve e nozes.

O consumo regular desses alimentos é capaz de elevar as concentrações de nutrientes importantes para elevar as concentrações de nutrientes importantes para o funcionamento do sistema reprodutor, mais especificamente de vitaminas do completo B e nutrientes antioxidantes, aumentando as chances de fertilidade.

Uma dieta com grande quantidade de peixes, de preferências ricas em gorduras essenciais (como, salmão de água fria, atum, sardinha, cavalinha), óleos vegetais de boa qualidade (oliva) e a redução de carboidratos refinados (pão, massas e farinha branca), pode aumentar as chances de engravidar e de garantir uma gestação saudável do início ao fim.

Dica

A dica para consumir esses alimentos diariamente é alterná-los nas refeições principais, por exemplo: ingerir pescados nas refeições principais e usar sementes em sucos e saladas. Os óleos podem ser usados para temperar saladas e outros alimentos. O ideal é variar, comendo de tudo um pouco para não sobrecarregar o organismo com alguma vitamina ou deixar outra em deficiência.

O consumo de carne vermelha, alimentos processados e industrializados, deve ser reduzido a moderado, pois são consideramos pelos pesquisadores como “alimentos anti-fertilidade”, devido à presença de substâncias prejudiciais ao organismo, em especial às células reprodutivas.
Estas mudanças no cardápio tendem a melhorar a qualidade das células do óvulo e do espermatozóide e previne os radicais livres. Além de uma possível gravidez, a mulher desfrutará de um organismo mais saudável e funcional.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
Instagram @carolsettinutri