Salivação excessiva e dente

Salivação excessiva e dente

Olá, mamães e papais!

Hoje trago para vocês uma dúvida bastante frequente nas consultas pediátricas de rotina: a salivação excessiva que os bebês apresentam. Essa “queixa” inicia-se por volta dos 2 meses de vida do bebê, e pode durar em média até os 2anos da idade. A grande dúvida e preocupação dos pais é se a baba é uma preditora do nascimento dos dentinhos. Para entender sobre esse assunto, precisamos antes fazer algumas definições:

Para entender sobre esse assunto, precisamos antes fazer algumas definições:

  • A baba é definida como a saliva que flui acidentalmente para fora da boca. A saliva é uma secreção aquosa transparente secretada pelas glândulas salivares diretamente na cavidade bucal. Ela é produzida por 6 glândulas salivares existentes na região, que podem produzir de dois a quatro litros de saliva por dia.
  • Ela tem funções importantes para o bebê: mantém a boca hidratada; ajuda o bebê a engolir; limpa resíduos de comida da boca; suaviza e umedece alimentos quando o bebê já é alimentado por sólidos, a partir dos seis meses.
  • A partir dos dois meses de idade o bebê começa a explorar o mundo pela degustação. Chamamos esse período de fase oral do desenvolvimento. Tudo o que ele encontra ao alcance pode ser colocado na boca a fim de descobrir o ambiente em que está em sua volta, sendo este um motivo de prazer para o bebê.

Nesta faixa etária, os bebês babam porque ainda não têm coordenação para deglutir a quantidade de saliva produzida muito antes da dentição (resultado de músculos subdesenvolvidos em volta da boca, muita saliva e pouco controle da deglutição). Ou seja, é causada pelo próprio desenvolvimento neurológico (fase oral do desenvolvimento) e bucal do bebê.

A partir dos dois anos há um maior amadurecimento do sistema neurológico com consequente domínio da “arte” de deglutir, bem como da postura corporal, fatores que fazem a baba diminuir.

Com relação ao nascimento dos dentinhos, o excesso de baba também pode estar relacionado. A erupção dentária do primeiro dente ocorre normalmente após os 6 meses de vida até 1 anos e 2 meses de idade, porém, como nada na medicina é exata, algumas variações podem ocorrer e bebês menores podem apresentar esse quadro. Lembrar que o nascimento do dente, além da salivação excessiva, pode estar associado também ao inchaço da gengiva do bebê, alguns bebês ainda sentem dor e apresentam febre (baixa) e irritabilidade.

A presença de diarréia, apesar de ser muito comentada, não ocorre diretamente como consequência da erupção dentária do bebê, e sim porque o nascimento dos dentinhos ocorre exatamente no período em que as crianças passam a ficar mais tempo brincando no chão, colocando a mãozinha na boca e assim adquirindo microorganismos lá presentes. Eles, em sua grande maioria de origem viral, podem gerar alterações no trato gastrointestinal do bebê. É , portanto, apenas uma coincidência o nascimento dos dentes e a presença de diarréia.

Atenção: Logo, é normal e esperado que crianças babem, porém a presença de baba excessiva ou fora de época (após os dois anos) pode indicar a presença de aftas, resfriados, refluxo gastroesofágico, frênulo lingual curto, amígdalas com hipertrofia e adenoide aumentada. Por isso cada caso deve ser avaliado pelo pediatra de forma individual, e se necessário for, encaminhar para otorrinolaringologista , fonoaudiólogo e odontopediatra.

E vocês? Acharam que o bebê estava babando mais do que o habitual ? Me contem!

Um beijo,
Dra. Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra, Consultora do Sono Infantil, Instrutora de Shantala, Laserterapeuta, Pós Graduada em Emergências Pediátricas . CRM 181.573 / RQUE 82.740 – Instagram @drabeatrizamatto

Fonte: Pré feeding skills, Morris and Klein, 2° edição.