Fim da licença-maternidade: Como manter a amamentação?

Fim da licença-maternidade: Como manter a amamentação?

Não é nada fácil voltar ao trabalho após a licença maternidade. O coração aperta de ficar longe após meses intensos com o nosso bebê, a rotina muda completamente de novo e ainda tem a questão do aleitamento materno. Como manter a amamentação? 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade. Mas, no Brasil, na maioria das empresas a licença-maternidade é de apenas quatro meses, o que torna a amamentação um desafio para muitas mães.

Um dos medos mais comuns no fim da licença maternidade é a continuidade da amamentação. Temos vários cenários possíveis: as mães que amamentam exclusivamente e vão retornar ao trabalho antes ou após o sexto mês de vida do bebê ou mulheres que fazem aleitamento misto (quando o bebê é alimentado tanto com leite materno quanto com leite artificial) e que retornam antes ou depois do sexto mês de vida do bebê.

Em ambos os casos, podemos tomar algumas medidas para ajudar a manter a produção de leite e o aleitamento materno.

Como se preparar para voltar ao trabalho?

  • Se organize com antecedência para ter leite ordenhado e estocado na volta da sua licença.
  • 15 dias antes do retorno ao trabalho comece a ordenhar (15 minutos em cada seio) para guardar.
  • A ordenha pode ser feita manualmente ou com uma bombinha manual ou elétrica. Dica: É possível alugar bombinhas elétricas em locais especializados nesse serviço ao invés de comprar.
  • Esse leite deverá ser congelado, de preferência em frascos com a quantidade ideal de leite para a mamada. Atenção: A validade do leite congelado é de 15 dias.
  • Outro ponto importante é a forma de oferta. No caso dos bebês que se alimentam exclusivamente no seio, o leite materno ordenhado deve ser oferecido de preferência uns 15 dias antes do retorno de outra forma a não ser o seio, pelo menos uma vez ao dia.

O ideal é que, tanto o bebê, quanto a cuidadora, sejam treinados para a oferta de leite no copinho ou na mamadeira (é preciso ficar atenta para usar mais o copinho e evitar o uso da mamadeira se sentir que há risco de desmame). Se for um bebê que tenha o aleitamento misto e o leite artificial já seja oferecido em mamadeira, o ideal é que tente substituir a fórmula láctea pelo máximo de leite materno ordenhado. Quanto maior a ordenha, maior a chance de manutenção da produção de leite. Durante esse período de 15 dias peça para que outra pessoa ofereça esse leite. Perto de você seu bebê vai preferir o peito e, provavelmente, vai recusar a mamadeira.

Outros dois pontos importantes tem que ser levados em consideração

  • Não deixe de ofertar o seio de manhã antes de ir ao trabalho e à noite após a seu retorno. Para quem mora próximo do trabalho, ir na hora do almoço amamentar em casa também ajuda na produção do leite.
  • De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a lactante tem direito a dois intervalos de meia hora cada para amamentar, até que a criança complete 6 meses. Se o seu trabalho ou a creche forem longe, é possível juntar estes dois períodos e diminuir o expediente em uma hora.

E mais importante que o aleitamento materno, é dar amor. Amamentar é uma das formas de dar amor, mas não é a única. Aproveitem cada minuto ao lado de seus filhos, cada olhar, cada toque e cada carinho são únicos.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram @carolsettinutri