A descoberta da gravidez

A descoberta da gravidez

Toda descoberta de gravidez é uma surpresa, para muitas é uma alegria sem igual, para outras é um medo avassalador. Esse momento pode gerar os mais variados sentimentos, sendo bons e ruim, mas existem dois sentimentos que todas nós sentimos: surpresa e medo.

Até as mulheres que planejaram uma gravidez e aguardam ansiosamente esse momento, não sabiam quando aconteceria. Ninguém nunca sabe e essa surpresa traz um tom ainda mais especial e desafiador para maternidade.

Na sequência vem o sentimento de medo, medo de que as coisas não deem certo, de não ser como você planejou, de não dar conta do recado, não ter suporte físico, financeiro…

A maternidade não é totalmente plena, nenhum sentimento é exato. A maternidade é ambígua e o medo é o sentimento mais presente, em todos os âmbitos. A nossa vida muda, o nosso papel muda, a nossa missão muda.

São muitas mudanças, às vezes achamos que temos mais a perder do que ganhar, pode até ser, mas nós ganhamos e muito! Entenderemos muitos sentimentos, reciprocidade, o valor de atos simples, sentimentos simples… Esse momento se trata sobre isso, sobre valor.

É uma experiência única e complexa né? Por isso, se você descobriu a gravidez agora, acalme o coração, busque todo o apoio necessário na parte da saúde – rede de apoio médico – se cerque de pessoas que apoiam suas escolhas e te ajudam, se informe sobre todas as mudanças que estão acontecendo e procure pessoas que estejam passando pelo mesmo momento que você.

Ter uma rede de apoio nesse momento é essencial e ajuda a passar por este momento de uma forma mais leve. Ninguém está sozinha e você vai conseguir passar por todos os obstáculos, sejam eles fáceis ou difíceis.

Instagram @bebechegouoficial @maedacolo