A Descoberta e os Primeiros Cuidados

A Descoberta e os Primeiros Cuidados

A espera de um bebê é algo mágico e que transforma a vida de todos, desde os novos papais que vem por aí, como das pessoas que estão à sua volta.

E para começarmos a falar sobre o início desta transformação, vamos primeiro falar da descoberta e seus cuidados!

É claro que toda descoberta é um misto de sentimentos mas, precisamos encarar a nova realidade, todos os cuidados são de extrema importância para saúde da nova mamãe e do bebê.

Inicie o pré natal, caso você já tenha um médico de confiança, ótimo! Caso contrário, converse com amigas e parentes, peça indicações e agende a consulta o quanto antes pois, você precisará se sentir confortável e criar confiança com o médico, ele é quem fará todo o acompanhamento até a chegada do grande dia.

Você precisará fazer uma bateria de exames, são muitos! Mas isso garante uma melhor avaliação sobre a sua saúde e a do bebê. Entre a 6ª e 8ª semana de gestação é feita a primeira ultrassonografia intravaginal/transvaginal, neste exame o objetivo é ver o embrião, presença de batimentos cardíacos do feto, saco gestacional, avaliar se o feto está no útero ou fora, e avaliar a idade gestacional para estimar a data provável para o parto.

A segunda ultrassonografia será realizada na entre 11ª e 13ª, neste exame será avaliado o desenvolvimento do bebê e a transluscência nucal, que á medida da nuca e osso do nariz, caso tenha alteração em alguma destas medidas, pode-se indicar malformação ou alguma síndrome genética como a síndrome de Down, e mais exames serão solicitados para análise.

Com o passar dos meses os exames se repetem caso esteja tudo ocorrendo bem na gestação, qualquer alteração que apareça, será solicitado exames complementares para um melhor acompanhamento.

Outro cuidado muito importante é a alimentação, pode ser que nos primeiros meses a nova mamãe tenha muitos enjoos e isso acaba dificultando uma boa alimentação mas, é preciso ter muito cuidado, o bebê precisará de vitaminas, minerais e nutrientes, então invista em: frutas, verduras e legumes. Você precisará se alimentar mais vezes durante o dia, opte por alimentos integrais também, eles ajudarão nas funções intestinais que ficam lentas durante a gestação.

Evite cigarro, bebidas alcoólicas e com cafeína, isso pode afetar o desenvolvimento do bebê, como por exemplo o crescimento intrauterino e o ganho de peso, além de aumentar as chances de aborto espontâneo.

Não se automedique, há muitas restrições durante a gravidez por isso, procure sempre seu médico caso seja necessário entrar com algum medicado durante este período. Procure fazer atividades física de forma leve, como caminhadas, que ajudam a diminuir o inchaço e reduz o risco de hipertensão e diabetes gestacional, além de controlar o peso nesta fase. Caso você não tenha restrições médica, invista em yoga, pilates e hidroginástica, são ótimas opções par relaxar.

Por fim, relaxe! Cada mês que passa a sensação de cansaço só aumenta, no início o sono  toma conta de tudo e no final, o peso da barriga dificulta tudo, principalmente as noites de sono, por isso, descanse e curta muito a barriga porque dá saudade!

Junho – 6 Meses de Léo