COVID-19 – Cuidados na Gestação

COVID-19 – Cuidados na Gestação

Mamãe tomando cuidados contra o Covid-19

Estamos passando por momento muito delicado no mundo inteiro. Temos que nos preocupar em dobro, afinal, estamos carregando alguém dentro de nós que não faz ideia do que está acontecendo do lado de fora.

Por isso mamães, vão aqui algumas informações:

1. O que é o Covid-19?

É uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. A doença pode causar infecções com sintomas semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravar, resultando a morte.

2. Como a Covid-19 é transmitida?

A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirros, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

3. Quais os sintomas?

Os principais sintomas são: febre, tosse, falta de ar e dificuldade para respirar, problemas gástricos, diarreia. Em casos graves: pneumonia, síndrome respiratória aguda severa e insuficiência renal.

4. Como se previnir?

A prevenção é a mesma para todos. A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresente sintomas de infecção respiratórias, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas.

5. A COVID-19 pode ser transmitida da mulher para seu bebê?

Ainda não sabemos se uma gestante com COVID-19 pode transmitir o vírus para seu feto ou bebê durante a gravidez ou o parto. Até o momento, o vírus não foi encontrado em amostras do líquido amniótico ou leite materno.

6. Uma experiência de parto seguro e positivo inclui:

  • Ser tratada com respeito e dignidade; 
  • Ter um(a) acompanhante de sua escolha presente durante o parto; 
  • Comunicação clara pelos funcionários da maternidade;
  • Mobilidade no trabalho quando possível e posição para o parto de sua preferência. 
  • Se há suspeita ou confirmação da COVID-19, os trabalhadores de saúde devem tomar precauções adequadas para reduzir os riscos de infeccionarem eles mesmos ou outros, incluindo o uso apropriado de roupas protetoras.

7. As gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pela  COVID-19 devem necessariamente serem submetidas ao parto cesariano?

Não. A OMS aconselha que o parto cesariano deve apenas ser utilizado quando clinicamente justificado. O modo do parto deve ser individualizado e baseado nas preferências das mulheres juntamente com as indicações obstétricas.

Esperamos ter ajudado com estas informações. Fiquem em casa mamães, vamos nos proteger e proteger quem está a nossa volta também.

❤️ #mamaedeprimeiraviagem#maternidade#cuidadosnamaternidade#cuidadosnagravidez??