Importância da alimentação saudável na gestação

Importância da alimentação saudável na gestação

A gravidez é um período muito especial na vida de qualquer mulher. Desde o momento da descoberta, primeiro sapatinho, detalhes do chá de bebê, preparo do quartinho, alimentação da mãe, parto, e enfim… O seu rostinho.

A alimentação equilibrada é um hábito que deve ser essencial em todas as fases da vida. Especialmente durante a gravidez, alguns cuidados precisam ser redobrados, incluindo a alimentação.

A gestação é um excelente período para que a mulher desenvolva novos e melhores hábitos alimentares, pois é através da alimentação saudável que ela irá nutrir uma vida que está só começando, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do bebê, no qual depende desses nutrientes para crescer e se desenvolver.

Então como deve ser a alimentação da gestante?

A alimentação durante o período gestacional deve ser equilibrada, variada e completa, com o objetivo de fornecer todos os nutrientes necessários para o bebê a para a mãe, então:

  • Deve-se manter todos os grupos de alimentos da pirâmide alimentar;
  • Preferir cereais integrais (pão, arroz integral, massa integral);
  • Procure consumir diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
  • Frutas, legumes e verduras são boas fontes de vitaminas, minerais e fibras. Dê preferência a frutas, verduras e legumas crus, assim você obtém mais fibras na sua alimentação;
  • Consuma leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico);
  • Optar por consumir carnes magras (sem gordura), frangos (sem pele), ovos;
  • Consumir pelo menos 2x na semana peixe, atum ou sardinha;
  • Optar por consumir gorduras boas, como o azeite de oliva extravirgem, castanhas
  • Consumir alimentos fonte de cálcio, como o leite, iogurte integral, queijos magros;
  • Optar pela versão mais natural e menos industrializada dos alimentos;
  • Evite refrigerantes e sucos industrializados, biscoitos recheados e outras guloseimas no seu dia-a-dia;
  • Evite o fumo e o consumo de álcool, pois prejudicam a sua saúde, o crescimento do feto e aumentam o risco de nascimento prematuro;
  • Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas prontas, molhos e temperos prontos. O consumo excessivo de sódio (presente no sal de cozinha) aumenta o risco de pressão alta, doenças do coração e rins, além de causar ou agravar o inchaço comum na gravidez;
  • Realize sempre seis refeições diárias, incluindo: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;

O ganho de peso na gestação deve ser suficiente para promover o desenvolvimento fetal completo e também para armazenar nutrientes adequados no organismo para o aleitamento materno.

Não há uma receita mágica para a alimentação da gestante, o que não pode acontecer é adotar o discurso de que ela precisa comer por dois e se exagerar nos doces e frituras, pois o excesso de peso pode trazer diversas consequências negativas à saúde da mãe e do bebê. Também não deve haver uma restrição caloria na gestação, pois o bebê e a mãe precisam de todos os nutrientes.

O ambiente ao qual o bebê está exposto dentro do útero é um fator importante na determinação do peso da criança nos primeiros anos de vida e, quando desequilibrado, pode aumentar as chances de quadros de obesidade infantil e adulta ou de baixo peso e mudança no padrão de crescimento das crianças, além de favorecer o risco para doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão, dislipidemias e alergias.

Pratique, seguindo orientação de um profissional de saúde, alguma atividade física. Desta forma, é importante que a gestante esteja consciente das implicações de seus hábitos alimentares no desenvolvimento fetal, por isso, nós temos que saber orientá-la e motivá-la a ter hábitos alimentares saudáveis durante esse momento especial.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil.
@carolsettinutri