Cólica Bebê x Alimentação da Mãe

Cólica Bebê x Alimentação da Mãe

O que uma mulher que amamenta pode ou não pode comer? Existe algum alimentos que deve ser cortado durante a amamentação? Pode ou não tomar leite? É verdade que alguns alimentos dão cólica no bebê?
A resposta é: DEPENDE.

Dentre os principais motivos que levam as mães a não consumirem alguns alimentos durante a amamentação, são devido às crenças das próprias mães. Antigamente tinha-se a orientação de que chocolate, café, pimenta, leite e outros alimentos deveriam ser evitados para não causar cólicas no bebê. Porém hoje, após diversas pesquisas, sabe-se que essa orientação é equivocada.

No geral, nenhum alimento deve ser excluído durante o período da amamentação, muito pelo contrário, é importante que a mulher tenha uma alimentação balanceada e variada para que a sua produção de leite não seja afetada. Na maioria das vezes, a grande maioria dos casos não é necessário parar de comer nenhum alimento.

Porém, algumas mães, relatam que certos alimentos fazem com que o seu bebê fique mais irritado e com gases. É importante salientar que todo bebê também tem seus dias melhores e piores, sem que necessariamente haja uma explicação clara para isso.

Se você suspeitar que algum alimento que você consuma possa estar fazendo seu bebê ficar mais inquieto que o habitual, não custa nada suspender o alimento por alguns dias e ver se há alguma resposta mas, atenção com as coincidências, mesmo que o bebê melhore o humor, isso não prova que a culpa dos choros, era da comida. Observe e faça testes… E lembre-se, o sistema digestivo do bebê ainda está se desenvolvendo, isso causa um desconforto no bebê, e é natural ele chorar. Ele só sabe se comunicar assim, não é mesmo?

Alimentos relacionados a cólica e gases

Já que o sistema digestivo do bebê ainda não está totalmente desenvolvido, o leite materno é perfeito, uma vez que é facilmente digerido e absorvido.
Alguns alimentos que estão “relacionados” com a cólica no bebê são o chocolate e os alimentos que provocam gases, como:

  • Feijão com casca;
  • Ervilhas;
  • Nabo;
  • Brócolis;
  • Couve-flor;
  • Repolho;
  • Batata doce.

Em alguns casos, o bebê pode ser alérgico a algum alimento que você comeu. Nestes casos, é possível notar reações na pele, respiração barulhenta, congestionamento nasal e alterações nas características habituais das fezes. Se você suspeitar de alergia, entre em contato com o pediatra e uma nutricionista especializada no assunto.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri