Alimentação da mãe que amamenta

Alimentação da mãe que amamenta

A alimentação da mãe durante a amamentação deve ser equilibrada e variada, sendo importante ingerir frutas, cereais integrais, legumes e verduras, evitando o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de gordura, que não possuem valor nutricional nem para a mãe e nem para o bebê.

A mulher durante a amamentação necessita de maior quantidade de energia e proteínas, que deve ser obtida através de uma alimentação balanceada que inclua todos os grupos de alimentos. Além disso, é importante ter atenção à quantidade de produtos lácteos consumidos para que seja suficiente para suprir as necessidades de cálcio nessa fase. Algumas dicas para facilitar a alimentação da mãe são:

  • Comer pelo menos 5 porções de frutas e vegetais diariamente;
  • Consumir proteínas como frango e ovos;
  • Consumir peixes 2 a 3 vezes por semana, devendo dar preferência aos peixes com baixa quantidade de mercúrio, como sardinha, atum, truta e salmão;
  • Carboidratos integrais como arroz, macarrão, cereais, torradas e pão para aumentar o consumo de fibras, além de também ser indicado o consumo de grãos;
  • Comer 2 a 3 porções de lácteos. Caso o bebê tenha sinais e sintomas indicativos de intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, a mãe deve procurar o nutricionista para indicar quais os melhores alimentos para substituir.
  • Incluir gorduras boas no dia a dia, como o abacate, azeite de oliva, frutos secos e sementes, como as de linhaça, chia e abóbora, por exemplo.

Além disso, é fundamental que a mãe beba bastante líquidos para ajudar na produção do leite, sendo recomendada a ingestão de cerca de 3 litros de água por dia. Esta quantidade engloba a água presente nas frutas, sopas e sucos, por isso ainda é necessário beber cerca de 2 litros de líquidos, como água ou chá sem açúcar, por dia.

As quantidades indicadas no cardápio podem variar de acordo com as características da mulher, sendo importante que o nutricionista seja consultado para que seja feita uma avaliação completa e seja elaborado um plano nutricional de acordo com as suas necessidades e as necessidades do bebê.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri