O que tem no leite materno?

O que tem no leite materno?

Até os seis meses de idade, os bebês devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Aqui estão alguns dos outros constituintes do leite humano:

  • Milhões de células vivas. Estas incluem glóbulos brancos, que reforçam o sistema imunitário e células estaminais, que podem ajudar no desenvolvimento e regeneração dos órgãos.2
  • Mais de 1000 proteínas que ajudam o seu bebê a crescer e a desenvolver-se, ativam o seu sistema imunitário e desenvolvem e protegem os neurónios no seu cérebro.
  • Todas essas proteínas do leite materno são compostas de aminoácidos. Existem mais de 20 destes compostos no seu leite. Alguns deles, denominados nucleotídeos, aumentam durante a noite e os cientistas pensam que podem provocar o sono.
  • Mais de 200 açúcares complexos denominados oligossacarídeos que atuam como prebióticos, alimentando o intestino do seu bebê com “bactérias boas”. Também impedem que as infeções entrem na sua corrente sanguínea e diminuem o risco de inflamação cerebral.
  • Mais de 40 enzimas. As enzimas são catalisadores que aceleram as reações químicas no corpo. As que estão no seu leite têm tarefas como ajudar a digestão e o sistema imunitário do seu bebê e ajudá-lo a absorver ferro.
  • Fatores de crescimento que sustentam o desenvolvimento saudável. Estes têm efeito em muitas partes do corpo do seu bebê, incluindo os intestinos, os vasos sanguíneos, o sistema nervoso e as glândulas, que segregam hormonas.
  • Vitaminas e minerais – nutrientes que sustentam o crescimento saudável e o funcionamento dos órgãos, além de ajudarem na formação dos dentes e dos ossos do seu bebê.
  • Anticorpos, também conhecidos como imunoglobinas. Existem cinco formas básicas de anticorpos e todas podem ser encontradas no seu leite. Protegem o seu bebê de doenças e infeções, neutralizando bactérias e vírus.
  • Já deve ter ouvido falar de ácidos gordos de cadeia longa porque têm um papel crucial no desenvolvimento do sistema nervoso do seu bebê, ajudando também no desenvolvimento de um cérebro e de uma visão saudáveis. E, já adivinhou, também existem muitos destes no seu leite!

Apesar de já ser uma lista longa, estes são apenas alguns dos ingredientes do seu leite materno e os cientistas continuam a descobrir mais. Surpreendentemente, os níveis destes ingredientes podem flutuar ao longo do tempo, dependendo da idade e das necessidades do seu bebê

É ou não é uma receita muito potente?

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri