Dicas essenciais para as gestantes sobre amamentação

Dicas essenciais para as gestantes sobre amamentação

Há quem diga que amamentar é algo instintivo, que na hora da amamentação toda mulher saberá o que fazer para que seu bebê seu seja nutrido de alimento e amor. Mas nem sempre isso é verdade, conhecimentos teóricos e práticos não estão intrínsecos ao DNA das mulheres, eles são obtidos na forma de estudo.


Sim, estudos sobre amamentação, sua importância, técnicas que podem ajudar, o que fazer e o que não fazer, tudo isso são conhecimentos que devem ser buscados antes mesmo do nascimento do bebê pelas mães e também pelos pais e lógico: de fonte confiável.

O melhor alimento para seu bebê é sem dúvida o leite materno. O ideal é que o bebê possa se alimentar exclusivamente de seu leite pelos primeiros seis meses de vida e que esse alimento seja complemento da alimentação sólida do bebê, pelos dois primeiros anos da criança. 

Deixo aqui cinco dicas para você se preparar e conseguir lidar com as mudanças que acontecem no pós-parto:

1) Informe-se Criar consciência da importância da amamentação e saber como ela funciona te dará mais segurança neste momento tão íntimo e exclusivo da mamãe com seu bebê. Conversar com outras mulheres que estão amamentando ajuda a não se sentir sozinha e pode te mostrar algumas situações adversas, e que foram superadas, assim você saberá o que fazer quando começar a amamentar.

2) Se puder, conte com uma ajuda extra. As mamães de hoje são independentes e muitas trabalham até antes do dia do parto. A ajuda do pai é fundamental, mas se você estiver encontrando alguma dificuldade nas primeiras semanas após o parto, peça ajuda dos avós, tios da criança, ou mesmo de uma amiga próxima. Prepare uma tabela da semana e marque os horários em que essas pessoas se disponibilizaram para te ajudar. Use este tempo para tomar banho, descansar, refletir, cuidar das outras coisas que precisam ser feitas, e que precisam da sua atenção.

3) Descanse quando puder. Além das atividades diárias que as mamães já têm, seja na casa ou no trabalho, o corpo se prepara para produzir o alimento mais importante do seu bebê, o leite materno. A produção do leite materno demanda esforço e energia do organismo e por isso, se conseguir, descanse entre as amamentações.

4) Cuide da alimentação e da hidratação. Opte sempre por uma alimentação equilibrada, saudável e rica em proteínas. Isso não mudará no pós-parto. Crie o hábito de fazer pequenos lanches entre as mamadas para que o seu corpo continue a ter energia para a produção do leite. Escolha lanches como vitaminas de frutas, iogurte e cereais. Tenha sempre um copo de água ou uma garrafinha exclusiva para as horas da amamentação, você vai precisar!

5) Organize sua rotina pós-parto. Se você tiver com quem contar, separe as atividades que essas pessoas possam fazer por você nos primeiros seis meses do seu bebê. Por exemplo, faça um planejamento para a alimentação, definindo um cardápio da semana. Além de facilitar as compras, ter uma rotina alimentar irá otimizar seu tempo.  

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri