Agosto dourado: incentivo ao aleitamento materno

Agosto dourado: incentivo ao aleitamento materno

Essencial para a sobrevivência, nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês. Para conscientizar a população sobre a importância da amamentação, o Agosto Dourado marca a campanha mundial de incentivo ao aleitamento materno.

Estabelecida em 1992 pela OMS e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) é promovida em mais de 120 países entre os dias 1º e 7 de agosto, sendo o principal movimento em defesa do aleitamento. Neste ano, a SMAM tem como tema Proteja a amamentação: uma responsabilidade compartilhada

O leite materno contém água, gorduras, proteínas, vitaminas e açúcares de que o bebê precisa para se desenvolver bem e crescer de forma saudável. Em sua composição, há ainda anticorpos. É, portanto, um alimento que protege contra infecções, principalmente as gastrointestinais, e contra a desnutrição.

Além do valor nutricional, o aleitamento possui benefícios psicológicos, relacionados ao vínculo mãe-bebê, e cognitivos da criança. Um grande estudo de acompanhamento ao longo de décadas identificou, inclusive, melhor desempenho escolar em crianças que foram amamentadas por mais tempo. Na economia de um país, a amamentação também pode impactar positivamente, com a redução de gastos públicos em saúde.

Não há idade indicada para interrupção do aleitamento e a decisão deve ser realizada pela família. A recomendação formal das organizações de saúde é a manutenção da amamentação até os dois anos ou mais. Aspectos psicológicos e de logística familiar devem ser considerados com respeito e orientados pelos profissionais de saúde.

A cor dourada

O Agosto Dourado é uma campanha que vem, a cada ano, ganhando força no Brasil. Para que mais pessoas possam se conscientizar sobre a necessidade do aleitamento materno, é necessário que profissionais e entidades de saúde comecem a fazer parte dessa causa, desenvolvendo ações educativas.

A cor dourada é porque o leite materno é considerado o alimento de qualidade ouro para os bebês.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri