Dúvidas sobre o “pipi”

Dúvidas sobre o “pipi”

Olá, Mamães e papais!
Meu post de hoje será direcionado para os familiares das crianças do sexo
masculino (mas isso não impede que você leia também caso seja mamãe ou
papai de uma menininha – quanto mais conhecimento, melhor)!

Escolhi o tema de hoje pois são questões que geram muitas dúvidas,
entretanto, é frequente não serem perguntadas durante a consulta de rotina devido à “vergonha”.

Então, separei as principais dúvidas sobre o “pipi – pênis” , e vou apresentá-
las de maneira prática, em forma de perguntas e respostas.

A referência bibliográfica utilizada para o texto de hoje é Sociedade Brasileira de Pediatra – Pediatria para famílias. Vamos lá?

Perguntas e Respostas

  • Como saber se o tamanho do pênis é normal? É necessário que o paciente passe em consulta e seja avaliado por um dos seguintes profissionais: pediatra, urologista ou endocrinologista. Através de tabelas e gráficos específicos para esse fim, o comprimento peniano poderá ser avaliado.
  • A partir de quando o pênis cresce? Há um mito de que o pênis cresce apenas na adolescência. Esse processo ocorre em várias etapas. A primeira delas acontece entre a gestação e o nascimento, onde o comprimento médio nesta faixa etária é de 3,7 cm. Já a segunda etapa ocorre até os 3 aos de idade, considerando um aumento médio de 1,5cm. Já a próxima faixa etária corresponde de 3 a 11 anos, chegando em média com 7,7cm aos 11 anos de idade; A última etapa ocorre entre 11 e 18 anos, com aumento aproximado de 6,5cm, atingindo o tamanho adulto (média de 14,5 cm aos 18 anos). Lembrando que são valores médios, podendo ter variações.
  • Meninos da mesma idade podem ter pênis de tamanhos diferente? Sim, pode ocorrer. Não existe um padrão considerado “ideal ou normal”.Como falado anteriormente, existem gráficos e tabelas que avaliam o crescimento. Existe o que chamamos de percentil 50, que mostra os valores médios. As crianças ou adolescentes que têm o pênis abaixo da média, mas ainda acima da última linha inferior (Percentil 10) são considerados normais. Os que estão abaixo do Percentil 10 têm o pênis reduzido para idade.
  • As crianças obesas ou com sobrepeso têm pênis menores? Não exatamente. O que temos nesses casos é o que chamados de “pênis embutido” na gordura suprapúbica.  Neles, tem-se a falsa impressão do pênis ser pequeno. Entretanto, ao afastar o excesso de gordura, observa-se que o pênis tem o tamanho normal.
  • Mito ou verdade: meninos com pés pequenos têm pênis pequenos MITO! Não existe comprovação científica para esta associação.
  • Quando devo me preocupar com o tamanho do pênis? Em qualquer momento, independentemente da idade , se for suspeita a alteração do tamanho peniano, essa criança necessita passar em avaliação (pediatria, urologista ou endocrinologista). Outros dados dos antecedentes pessoais devem ser analisados, como presença ou não de prematuridade, uso de determinados medicamentos, história familiar, comorbidades relacionadas. Durante o exame físico são avaliados testículos, uretra, peso, altura, etc. Ao analisar o conjunto, os dados podem sugestionar alguma doença que cause distúrbio no crescimento do pênis.
  • Existem alguma relação com o tamanho do pênis da criança com o tamanho do pênis do pai ou dos irmãos? Apesar do tamanho do pênis sofrer influência genética, assim como outras características físicas masculinas, existem outros fatores que podem determinar as características peniana.

Espero ter ajudado! Forte abraço,
Dra Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra – CRM 181.573 / RQE 82.740
Instagram: @drabeatrizamatto