Atividade física na gestação

Atividade física na gestação

A atividade física para a gestante deve ser leve e relaxante e pode ser realizada diariamente, mas sempre respeitando as limitações da mulher. As melhores atividades físicas para a gravidez incluem caminhada, hidroginástica; natação; ioga; bicicleta ergométrica e exercícios de alongamento.

Estes tipos de exercícios ajudam a controlar o ganho de peso e melhoram o sistema cardiovascular, sendo benéficos para a mãe e para o bebê.

Benefícios

Entre os benefícios dos exercícios físicos para gestantes, é possível citar a prevenção de determinados quadros, como o diabetes gestacional, o ganho de peso desproporcional para essa fase e a eclampsia, condição relacionada ao aumento da pressão arterial.

No entanto qualquer atividade física desde que seja bem orientada pode ser realizada durante a gestação, respeitando sempre os limites da mulher e a sua capacidade física, sendo que quem já praticava atividade física antes de engravidar tem mais opções de atividades que a mulher que era sedentária e que só começou a fazer exercícios depois que descobriu a gravidez.

Os treinos intensos devem ser evitados durante a gestação porque podem prejudicar o desenvolvimento fetal. A atividade física durante a gravidez traz muitos benefícios, mas no caso das atletas é preciso diminuir o ritmo para não prejudicar a saúde do bebê.

A atividade física pode ser praticada desde o início da gravidez desde que seja orientada por um preparador físico e se a aula for especialmente direcionada para grávidas. Contudo, recomenda-se conversar com o médico antes de iniciar qualquer atividade física, pois existem algumas contra-indicações dos exercícios durante a gravidez, que incluem a gravidez de gêmeos e o risco de parto prematuro, por exemplo.

Apesar disso, quando a atividade física é realizada corretamente durante a gravidez, respeitando as limitações da mulher, ela traz benefícios tanto para a mãe, quanto para o bebê.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil CRN 8-12764
Instagram @carolsettinutri