Combate ao câncer infantojuvenil

Combate ao câncer infantojuvenil

Olá, mamães  e papais! O dia 23/11 é Nacionalmente conhecido como o Dia Nacional de Combate ao Câncer InfantoJuvenil, e devido a extrema importância desse tema, resolvi fazer um post dedicado à sua prevenção (mesmo que 1 semana após a data).

Separei uma série de perguntas e respostas fundamentadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria, com os aspectos mais relevantes sobre a prevenção do tema .

Há fatores externos que podem aumentar o risco de aparecimento de câncer?

Sim! Muitas das exposições causadoras de câncer no adulto têm efeito cumulativo, sendo que as exposições que se iniciam na infância são as mais preocupantes.

Fatores de risco dos diversos tumores que ocorrem no adulto, que podem ser modificados, incluem uso de tabaco, obesidade, atividade física, exposição aos agentes infecciosos, radiação ionizante e radiação ultravioleta (UV).

O uso de tabaco pode ter influência na saúde dos mais jovens?

Sim. A exposição desde a vida intrauterina, através da placenta em mães fumantes, acarreta alterações genéticas adquiridas. Sabe-se da associação, mesmo que fraca, entre a exposição intrauterina ao tabaco e a ocorrência de leucemia na infância.  

As campanhas de mudança de hábito e de casas livres de fumo, bem como a legislação mais rígida para ambientes públicos livres de tabaco e, especialmente, o aumento da idade para 21 anos para venda de cigarros, podem ter contribuído para  diminuição em 25% da taxa de início desta prática em adolescentes, com impacto na redução da ocorrência de tumores nos adultos.

Como a obesidade e o sobrepeso estão relacionados ao câncer?

Obesidade e sobrepeso estão associados a 20% dos tumores em adultos, especialmente câncer de mama, endométrio, colo-retal, rim, pâncreas, esôfago, vesícula biliar, ovário e tireoide. Estima-se que 33% das crianças e adolescentes sejam obesos, ou tenham sobrepeso, o que os coloca em risco de doenças crônicas associadas a obesidade, incluindo câncer no adulto.

Os alimentos consumidos poder ser fatores de risco para câncer?

A alimentação tem sido associada com o processo de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, principalmente os de mama, intestino, próstata, esôfago e estômago.

As substâncias presentes na fumaça do processo de defumação, os conservantes (como os nitritos e nitratos) e o sal podem provocar o surgimento de cânceres de estômago e intestino (cólon e reto).

Qual a importância de uma alimentação saudável?

Uma dieta rica em alimentos in natura ou minimamente processados (frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas) e pobre em alimentos ultraprocessados (aqueles prontos para consumir ou aquecer e bebidas açucaradas) é capaz de prevenir o surgimento da doença.

Alimentos do tipo fast food (hambúrguer, pizza e cachorro-quente) e produtos prontos para consumir ou aquecer (lasanhas, salgadinhos e biscoitos) contêm grande quantidade de gorduras e açúcares e, portanto, alta concentração de calorias.

As bebidas açucaradas (bebidas não-alcóolicas normalmente vendidas em latas, caixas ou garrafas), ou seja, refrigerantes, chás e sucos industrializados, também possuem alto teor calórico, além de fornecerem poucas fibras, vitaminas e minerais.

Consumi-los pode levar ao aumento do peso corporal, resultando em sobrepeso e obesidade, que são implicados no risco de câncer.

Existem vírus que podem causar câncer?

Alguns vírus são responsáveis pela ocorrência de câncer no adulto, destacando-se o vírus do papiloma humano (HPV) na indução de câncer de colo uterino, pênis e de orofaringe; e o vírus da hepatite B na indução do hepatocarcinoma.

Ambos os vírus podem acometer crianças e adolescentes, tornando-se crônicos e indutores de tais tumores no adulto. Felizmente a infecção por esses vírus pode ser prevenida pela vacinação.

O calendário vacinal brasileiro inclui desde os primeiros meses a vacinação para hepatite B e, na adolescência, para o HPV.

Você sabia dessas informações? Divulgue!!
Um beijo, Dra Beatriz Amatto – Médica Pediatra – CRM 181.573 – RQE 82.740 – Instagram @drabeatrizamatto