Descoberta da gravidez – E agora?

Descoberta da gravidez – E agora?

Para umas, uma alegria sem igual, para outras, um medo avassalador. Esse momento pode gerar os mais variados sentimentos, bons e ruins. Mas dois deles são sentidos por todas nós. O primeiro é a surpresa.

Porque até as que planejaram e aguardaram ansiosamente esse momento, não sabiam quando ele viria. Ninguém nunca sabe. E essa surpresa traz um tom especial, mas também desafiador da maternidade. Ninguém nunca sabe o que esperar e qual rumo as coisas vão tomar.

E é aí que, quase imediatamente, vem aquele outro sentimento assombroso: o medo. Medo de que as coisas não dêem certo, de não ser como você planejou. Medo do desconhecido, medo de não dar conta, medo de não ter suporte físico, mental e financeiro. Medo, medo, medo. A surpresa traz um frio na barriga e o medo é a nuvem negra pairando sobre a sua cabeça.

Porque a maternidade não é plena. Nenhum sentimento é exato. A maternidade é ambígua. E o medo é o sentimento mais presente, em todos os âmbitos. Porque agora sua vida não tem mais a ver só sobre você. Agora seu papel na sociedade será outro. Seu status de filha passará a ser de mãe, a mãe de um será mãe de dois, e assim em diante. E você ter muito a perder com isso.

Você vai perder a sua história que era só sua. Você vai perder o seu corpo, a sua liberdade, a sua autonomia, o seu tempo livre. Mesmo que você desejasse muito passar por esse momento. Isso não tem a ver com escolher a maternidade ou cair de paraquedas nela.

Falando em ambiguidade, você não tem só a perder nessa história. Você também tem muito a ganhar! Sem dúvidas será o momento de maior aprendizado da sua vida. Não me refiro à aprendizado técnico, mas aprendizado de vida, independente do rumo que essa história irá tomar depois da descoberta. Você vai aprender muito sobre cuidar. Vai entender sobre reciprocidade, amar a você mesma e amar ao próximo, doação, dedicação, relação interpessoal e inúmeros outros valores.

E é sobre isso que esse momento trata. Sobre valor. Afinal, é o que mais devemos valorizar nas pessoas. E temos tanto a aprender sobre isso, não?

Mas como pode? Uma experiência tão comum assim na vida das pessoas, ser tão complexa? É. É fato que ser comum não significa ser fácil. Mas ninguém fala sobre isso. Você só vai entender de verdade quando for com você. O que torna muito difícil passar por tudo isso de uma forma tranquila.

Mas como acalmar o coração com tudo isso que está passando na sua cabeça? Se cercando de pessoas que apoiam as suas escolhas e te ajudam, se informando sobre todas as mudanças que estão acontecendo com você e procurando pessoas que estão passando pelo mesmo momento que você. Ter uma rede de apoio nesse momento é essencial e te ajuda a passar por isso de forma mais leve.

Você não está só e vai conseguir ultrapassar todos os obstáculos dessa história. Uns dias fáceis, outros difíceis, mas sempre um dia após o outro. Me conta como foi ou está sendo esse momento por aí?

Texto produzido pela página do Instagram @parteriadoser