Como aumentar a imunidade das crianças?

Como aumentar a imunidade das crianças?

Olá, mamães e papais!

Sabemos que o sistema imunológico das crianças começa a ser criado ainda durante a gestação materna, e que terá seu total desenvolvimento apenas durante a adolescência. Nesta grande janela de tempo, é  comum que as crianças apresentem as infecções de repetição, muito mais frequentes nos primeiros 5 anos de vida e com melhora progressiva à medida que crescem.

Dados do Ministério da Saúde sugerem que o pico de internações hospitalares secundárias a infecções respiratórias ocorre entre o início de abril e final de julho (período do outono e inverno), em decorrência da sazonalidade de alguns dos principais vírus respiratórios (por exemplo, o Influenza e o Vírus Sincicial Respiratório) e devido à tendência de em épocas mais frias as pessoas se aglomerarem mais.

Você sabia, também,  que é esperado que crianças pequenas apresentem uma média de 8-10 episódios de infecções de vias aéreas superiores e inferiores anualmente? Esses dados assustam, e por isso é muito frequente nas consultas pediátricas a solicitação pelos familiares de “medicamentos mágicos” que aumentem a imunidade das crianças. Entretanto, sabemos que até o momento, ele não existe, e que devemos nos esforçar para manter alguns cuidados e hábitos saudáveis no dia-a-dia.

Trago então algumas dicas.  Vamos lá?

  • Amamente! Durante o aleitamento materno, o bebê recebe anticorpos produzidos pela mãe. Esses anticorpos são capazes de combater infecções caso o bebê tenha exposição a elas. Além disso, o contato com os microorganismos existentes na  pele da mãe e que entram através da boca  do bebê também favorece a colonização da microbiota intestinal.
  • Forneça uma alimentação saudável! Os diversos nutrientes presentes nos alimentos saudáveis (dos minerais às vitaminas) participam dos processos antioxidantes que protegem as células de infecções. Idealmente, forneça uma porção de cada grupo alimentar em cada refeição. Varie! Ninguém gosta de monotonia (principalmente as crianças).
  • Vacine! As vacinas são a maneira mais segura e eficaz de tornar o organismo imune a diversas doenças. O organismo produz anticorpos específicos contra o agressor sem ficar doente. Assim, caso a criança tenha contato com os invasores, ele ativará a memória imunológica e combaterá a infecção.
  • Incentive a atividade física: ela aumenta o apetite, melhora o sono e favorece condições respiratórias. Lembre que a atividade deve ser adequada para cada faixa etária. Pergunte à criança suas preferências, caso contrário, as chances de desistência são grandes.
  • Bem-estar: evitar o estresse é fundamental. Sim, não são somente os adultos que sofrem com esse mau. Nas crianças, chamamos de estresse tóxico. Ele libera substâncias (como por exemplo o hormônio cortisol) que em excesso no organismo, afetam o sistema imunológico. Evitar o exagero de atividades extracurriculares e investir em práticas e brincadeiras que ajudem a relaxar.
  • “Vitamina S: s de sujeira”: evite criar o seu filho/a em uma bolha! Brincar com terra, por exemplo é saudável! O organismo é capaz de produzir anticorpos nestas situações! Obviamente, a higiene deve ser garantida, porém, o excesso de limpeza (a famosa “neura”) pode ser prejudicial.
  • Cuidado com os Antibióticos: a medicação “mata” tanto os microorganismos ruins quanto os bons, levando a uma desorganização da flora intestinal. Devem ser prescritos pelo médico se houver indicação: NÃO automedique seu filho! Além disso, o uso indiscriminado de antibióticos podem levar à uma resistência bacteriana.


Ah, e para relembrar: Os bons hábitos substituem qualquer remédio!

Texto: Dra. Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra, Consultora do Sono Infantil, Instrutora de Shantala, Pós Graduada em Emergências Pediátricas . CRM 181.573 / RQUE 82.740 – Instagram @drabeatrizamatto