Ganho de peso na Gestação

Ganho de peso na Gestação

A gestação é momento de cuidado redobrado, alimentação adequada e o acompanhamento médico mensal devem caminhar juntos. Dentre os principais cuidados para garantir uma boa gestação e também a saúde da gestante e do bebê, o ganho de peso na gravidez é um dos pontos mais focados durante o pré-natal. Ganhar peso na fase gestacional é inevitável, já que todo o corpo da mulher está em plena mudança para acompanhar o desenvolvimento do bebê dentro do seu ventre, mas o controle desse ganho é essencial.

Conforme sua barriga cresce nas semanas de gravidez, a maior parte do peso que você ganha vem de seu bebê, que está crescendo, mas é perfeitamente normal e saudável ganhar alguns quilos extras também.

De onde vem o ganho de peso na gravidez?

Nem todo ganho de peso na gravidez se traduz em gordura. Um bebê normal pesa cerca de 3,3Kg ao nascer, o que representa uma porção do ganho de peso médio durante a gravidez. Alguns outros fatores também podem contribuir para o ganho de peso durante a gravidez, entre eles:

  • O útero fica maior (cerca de 900g a mais);
  • Placenta (700g);
  • Líquido amniótico (cerca de 900g);
  • Seios maiores (cerca de 400g a mais);
  • Maior volume de sangue (cerca de 1,2Kg);
  • Maior volume de fluidos (cerca de 1Kg);
  • Gordura acumulada (cerca de 4Kg).

Nenhuma mamãe é igual e é por isso que o ganho de peso recomendado dependerá principalmente do seu peso antes de ficar grávida e de seu IMC, o padrão de ganho de peso e o ganho de peso total durante os 9 meses de gravidez são fatores que interferem diretamente como o peso, o comprimento e as reservas de gordura do recém-nascido.

Como saber qual o ganho de peso ideal em cada gestação?

Criou-se uma tabelinha que determina o quanto a mulher deve engordar, de acordo com o seu IMC (Índice de Massa Corporal = peso dividido pelo quadrado da altura), antes de engravidar:

Mulheres com sobrepeso ou obesas não devem fazer dietas muito restritivas durante a gravidez. Se você não emagreceu antes, não será agora, grávida, que deverá fazê-lo. O objetivo da gestante com sobrepeso não é emagrecer, mas sim manter o seu ganho de peso gestacional dentro da faixa indicada.

A melhor forma de controlar o seu ganho de peso é seguindo uma alimentação saudável e praticando exercícios físicos durante a gestação. Siga um plano nutricional saudável na gestação, invista em um cardápio rico em frutas, vegetais, cereais, laticínios e carnes magras, com baixo consumo de guloseimas, carboidratos simples e outros itens hipercalóricos.

Resista à tentação de “comer por dois”, é importante ganhar peso gradualmente durante a gravidez, a gestante precisa comer PELOS DOIS, o mais importante para o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê é a qualidade dos alimentos e não a quantidade consumida. O mais importante durante sua gravidez é sua saúde e a de seu bebê. Não importa seu peso ao ficar grávida, o melhor a se fazer é garantir uma alimentação saudável para você e seu bebê. Cada mamãe é diferente, então ouça seu corpo e não tenha medo de pedir ajuda a seu médico e se informar sobre qual ganho de peso é o melhor para você.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil.

CRN 8-12764
@carolsettinutri