Final da Gestação

Final da Gestação

Você sabia que a maioria das gestações não dura 9 meses, dura 10? Isso porque um tempo normal de gestação é de 37 a 42 semanas. Antes disso os bebês podem nascer mas, são considerados prematuros, podem estar relacionados a algumas doenças e envolvem possíveis riscos. Uma minúscula parcela pode nascer após as 42 semanas mas, a grande maioria nasce entre 39 e 41.

Sim, eu sei, é muito tempo né? No final da gestação dá aquela ansiedade, não é mesmo? Dizem que o último mês de gestação dura 9 meses, rs. Os desconfortos estão acentuados ao máximo. Não é possível dormir, não existe posição confortável, quase não dá pra respirar, tudo cansa, fora o bebê que está tranquilão chutando sua bexiga, estômago ou costela.

Realmente é muito cansativo, mas temos que ter em mente que tudo isso logo vai passar, e os desconfortos do puerpério virão também, não será um mar de rosas. Treinar a paciência na maternidade começa ainda durante a gestação.

Ansiedade na Gestação

Ainda soma a ansiedade do momento do parto. Quem está se preparando para o parto normal tem que trabalhar ainda mais a paciência, visto que não tem hora nem dia certo pra acontecer, tem um intervalo de 5 semanas pra esse bebê dar o sinal de que quer nascer e ficar ansiosa pode ser que faça demorar ainda mais. Quem se prepara para a cesárea não está livre das surpresas, pode ser que entre em trabalho de parto antes da data ou a bolsa pode estourar, ou os dois. Porque quem manda nisso é o bebê, não a gente!

Por isso, pra quem deseja uma cesárea, uma estratégia legal pra diminuir os riscos é aguardar o sinal do bebê para fazer a cirurgia. Quem sinaliza ao corpo da mulher de que está pronto pra nascer é o próprio bebê! E ainda dentro desse período de 5 semanas, nascer antes da hora dele pode trazer riscos como precisar de ajuda pra respirar, maior chance de internação na UTI, um dia falaremos só disso. Além de dar liberdade pro seu bebê vir no dia que ele escolheu.

Voltando ao assunto da ansiedade, o que pode te ajudar no final é se concentrar no seu corpo e no seu bebê. Faça o que seu corpo pede, descanse muito, o quanto for possível, se hidrate, coma de forma saudável. Converse com ele, exponha seus medos e anseios. E se reserve, as mulheres já são atormentadas pelas pessoas durante toda a gestação com palpites mas, no final vem o multirão do “já nasceu?”. Procure se reservar para evitar desconfortos, conviva com quem te faz bem e te ajuda, espero que você tenha uma boa hora!

Texto por @parteriadoser