Pré Natal

Pré Natal

Alguns textos atrás falamos sobre o pré natal ser uma das primeiras e mais importantes coisas a se fazer ao descobrir a gestação mas, você sabe o que é exatamente o pré natal? É todo o acompanhamento de saúde da mãe e do bebê durante a gestação. Acompanhar um pré natal de qualidade previne e reduz riscos que possam surgir ainda na gestação, parto ou pós parto.

E como é um pré natal de qualidade? Acompanhar com um profissional qualificado e atualizado com as evidências, seguir a periodicidade das consultas corretamente, realizar os exames e seguir as recomendações de quem te acompanha, se informar e ter suporte. A maioria das coisas são do seu controle, mas não todas.

Acompanhamento

Os profissionais que podem acompanhar pré natal são médicos ginecologista obstetras, enfermeiras obstetras e obstetrizes. É importante que esse profissional esteja em constante contato com as atualizações, visto que a medicina é uma ciência mutável. Sempre surgem novas recomendações, mudanças de exames e condutas, e os profissionais têm que se adequar às mudanças. Não adianta ter um tempão de profissão e atuar com as recomendações de um tempão atrás né? Além disso, a mulher tem que se sentir acolhida e confortável com esse profissional, a fim de conseguir sanar todas suas dúvidas com tranquilidade e se sentir confortável com isso.

As consultas até as 28 semanas são mensais, a partir disso até as 36 semanas são quinzenais e após são semanais. Lembrando que uma gestação pode chegar até as 42 semanas (raríssimos casos passa disso). Durante as consultas são solicitados alguns exames de rotina, laboratoriais e de imagem (os famosos ultrassons que todo mundo ama). Os exames laboratoriais tem a finalidade de identificar doenças ou disfunções que possam atrapalhar a evolução saudável da gestação, parto e pós parto.

Os resultados dos exames são analisados pelo profissional e as devidas condutas são dadas. Assim como orientações sobre as queixas da gestação, nova rotina, evolução da gestação, trabalho de parto, parto, pós parto, amamentação, cuidados com o bebê, questões psicológicas. Aliás, os profissionais deveriam tratar sobre tudo isso mas não são todos que tratam…

Os exames de imagem tem função de acompanhar a formação e desenvolvimento do bebê, além de outras questões como líquido amniótico e placenta.

Durante a consulta também é feito o exame físico, aferida pressão arterial, verificado peso da mãe, medição da altura uterina para acompanhar o crescimento do bebê, ausculta dos batimentos, verificação da posição, movimentação fetal, presença de inchaço e outros. Consulta não é pra ver o bebê na telinha, existem momentos pra isso. Existe uma rotina para as ultrassonografias, não tem indicação clínica fazer em toda consulta. Temos que trabalhar a ansiedade e entender que não é só por ali que sabemos se o bebê está bem.

Lembra que eu disse que a maioria das coisas são do seu controle, mas não todas? Então, seguir as recomendações de alimentação, prática de atividade física, regularidade das consultas, exames e outros depende de você. A gestação por si só deixa a mulher predisposta ao surgimento de algumas doenças, mesmo você se esforçando ao máximo… Além disso, os hormônios afetam a mulher psicologicamente, e talvez não ajude na questão de ficar tranquila e não desesperar.

Além disso, nós precisamos de suporte nesse momento, uma rede de apoio, parceiro(a), família, amigos, pessoas que entendam a fase que você está passando e te ajudem sem julgar suas escolhas, te ajudem a te deixar mais calma, e não mais nervosa… Inclua as pessoas do seu convívio que são importantes pra você nesse momento. Leve-as nas consultas de pré natal, é importante que as pessoas que estarão com você no parto e pós parto estejam alinhadas com as suas decisões. Me conta como foi ou como tem sido a sua experiência com pré natal!

Texto por @parteriadoser