Vacinas

Vacinas

Olá, mamãe e papais!

No post de hoje, faremos uma série de perguntas mais frequentes sobre a vacinação, com as suas respectivas respostas. Vale lembrar que as doenças continuam existindo, mesmo em época de pandemia não devemos atrasar a vacinação das crianças.

Perguntas e Respostas

  • A vacinação é obrigatória? A vacinação no Brasil é obrigatória e amparada pela Constituição Federal, pelo Código Penal e por políticas de saúde pública, inclusive com penas previstas para os responsáveis pelas crianças que não cumprirem essa determinação.
  • As vacinas são seguras? Sim. Todas as vacinas antes da aprovação foram submetidas a testes rigorosos ao longo das diferentes fases de estudos e seguem sendo avaliados regularmente depois que começam a ser usadas, quanto à proteção e às reações que podem causar. Importante lembrar que os benefícios da vacinação superam os riscos de reações, considerando que muitas outras doenças e mortes ocorreriam sem as vacinas.
  • Por que devemos continuar a receber vacinas para doenças que não estão ocorrendo em nosso meio? Além de proteger a saúde individual, vacinar a maior parte da população possibilita a eliminação de doenças graves do cenário mundial. Quando se deixa de vacinar, a proteção da população diminui e as doenças voltam, o que pode aumentar a mortalidade infantil e de outras faixas etárias. Um exemplo é o sarampo que já não ocorria no Brasil há mais de duas décadas e voltou porque as coberturas vacinais baixaram, deixando a população desprotegida. 
  • Usar tantas vacinas pode sobrecarregar o sistema de defesa da criança? Não. Cada vacina estimula a produção de anticorpos específicos, como se a pessoa tivesse apresentado a doença. O sistema de defesa é mais exigido e sensibilizado com a exposição a outros elementos estranhos na rotina, como por exemplo, o consumo de alimentos industrializados ou contaminados por agrotóxicos, cujos componentes químicos exigem reações a essas substâncias estranhas.
  • As vacinas podem causar reações indesejadas? Sim. As reações mais comuns são febre, dor, endurecimento e vermelhidão no local da aplicação, mas cada vacina poderá causar reações diferentes. A maioria das reações não contraindica prosseguir com a vacinação. As tecnologias mais modernas para produção de vacinas têm reduzido consideravelmente a ocorrência de reações indesejadas.
  • Se a criança teve febre nas primeiras doses de vacinas, deverá interromper a vacinação? Não. A febre é uma reação esperada para várias vacinas e não contraindica continuar com os esquemas vacinais.
  • Bebês prematuros só devem começar a tomar as vacinas quando tiverem a idade corrigida de nove meses? Não. O prematuro deverá receber a vacina contra hepatite B ao nascimento independente do peso e da idade gestacional (duração da gravidez). Para a vacina BCG é necessário ter peso mínimo de 2,0 Kg, bem como para as demais vacinas, as quais devem ser administradas nas idades cronológicas correspondentes, ou seja, ao completar os dois meses e em todas as idades seguintes recomendadas. Há um calendário especial de vacinação para o prematuro, o qual deve ser seguido.
  • Meu filho completou nove meses e nunca comeu ovo. É preciso fazer o “teste do ovo”, para ver se tem alergia, antes de dar a vacina contra febre amarela? Não. Esse “teste” é uma prática sem recomendação médica. A idade ideal de introdução do ovo na alimentação é entre seis e sete meses, porém se a criança não tiver o ovo em sua rotina alimentar ao completar os 09 meses de idade, ainda assim deverá receber a vacina contra febre amarela. A mesma conduta está recomendada para a vacina contra influenza (gripe).
  • Hoje meu filho teve febre alta (temperatura = 39°C) e amanhã é dia de vacinação. Devo vaciná-lo? Deverá adiar a vacinação até a definição diagnóstica e a resolução da febre, quando poderá dar sequência à vacinação.  

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria – Pediatria para Famílias

E você , tem mais alguma dúvida sobre as vacinas? Nos mande! Será um prazer responder!

Um grande beijo,

Dra. Beatriz Romão Amatto
Médica Pediatra – CRM 181.573 / RQE 82.740