Os Primeiros mil dias: A Importância de nutrir, cuidar e estimular

Os Primeiros mil dias: A Importância de nutrir, cuidar e estimular

A fase mais importante para o desenvolvimento do ser humano são os primeiros mil dias, tanto o desenvolvimento físico quanto mental. Esse período é conhecido como os primeiros mil dia de vida, no qual somam os 270 dias da gestação com os 730 dias dos dois anos de vida do bebê.

Esse período é fundamental para o desenvolvimento do sistema nervoso e imunológico, assim como para a formação dos bons hábitos alimentares, que aumentarão as chances de se tornar um adulto saudável.

A importância da contagem dos primeiros 1000 dias começar na gestação, é exatamente porque a gestação impacta na saúde física e emocional do feto. A alimentação da mãe durante esse período ajuda a determinar o paladar e o olfato do bebê, uma vez que os sabores passam para o líquido aminiótico.

O desenvolvimento neurológico também é intenso na vida intrauterina e com isso pode sofrer influências externa, como o fumo, uso de drogas, medicamentos ingeridos pela mãe, consumo de bebidas alcoólicas.

Nutrição

A nutrição adequada durante os primeiros 1000 dias influencia a saúde da criança, não apenas em curto prazo, mas de uma maneira que afeta a qualidade de vida que ele vai ter no futuro. Para garantir a melhor nutrição nesse período e determinar uma alimentação saudável, procure um profissional de saúde para orientação.

A amamentação deve ser a alimentação exclusiva do bebê até os 6 meses de idade, fase em que o leite materno fornece todos os nutrientes dos quais o bebê precisa, além de fornecer substâncias de atividades protetoras e imunoreguladoras, que auxiliam na proteção do bebê contra doenças, infecções e alergias.

Além disso, a amamentação aumenta o vínculo entre a mãe e o bebê, o faz sentir-se acolhido e amado, algo muito importante nesta fase, em que a mãe é o referencial que o bebê tem do mundo.

Depois dos seis meses de vida, é preciso se preocupar com a introdução alimentar do bebê, para garantir a oferta de todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê.

Apresentar os alimentos de forma variada nessa fase faz com que os pequenos conheçam melhor esses itens e continuem comendo-os conforme crescerem. Além disso, é muito importante que as papas não sejam enriquecidas com sal e açúcar, para que o pequeno conheça e aprenda a apreciar o sabor natural dos alimentos.

O ideal é evitar que o bebê até dois anos tenha acesso frequente a alimentos industrializados, como refrigerantes, doces, iogurtes. Como é uma fase em que as alergias alimentares podem aparecer, o ideal é que a alimentação do bebê seja o mais próximo do natural possível.

Os hábitos alimentares são instituídos desde cedo, e ensinar a criança a apreciar o sabor dos alimentos, principalmente frutas e verduras, na primeira idade é essencial para que eles tenham uma alimentação saudável no futuro, evitando o sobrepeso. Além disso, estimular a criança a conhecer sua saciedade é fundamental para que ela se alimente corretamente e nas quantidades adequadas no futuro.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri