Parto normal, uma via de nascimento

Parto normal, uma via de nascimento

Prepara que vem textão! Hoje iniciamos uma série sobre nascimento, que será abordado em alguns textos, já que é muito assunto. Vamos falar sobre as vias de nascimento, indicações, vantagens e desvantagens, como escolher uma via de nascimento, contextualizar a obstetrícia no Brasil, medo do parto e muito mais! Nesse texto abordaremos vamos falar sobre vantagens e desvantagens do parto normal.

Antes de falar sobre tudo isso, queria deixar claro que sendo escolha ou não, informada ou não, a via de nascimento não tem a ver com maternidade. O nascer é complexo, mas maternidade é muito mais, e ninguém é mais ou menos mãe pela sua experiência com o nascimento. Criar te faz mãe, não gerar ou parir…

Porque estou falando isso? Porque vai parecer que estou puxando sardinha pro parto normal, mas a verdade é que os benefícios são inimagináveis, vocês verão, e ninguém conta pra gente isso. Vai muito além da dor e recuperação.

Cesárea x Parto Normal

A Organização Mundial de Saúde recomenda aos países que um índice seguro de cesariana é em torno de 15%. Sabe quanto temos no Brasil? Quase 60% de cesárea em média, onde nos hospitais particulares essa taxa chega a 90%. O Brasil hoje é o segundo recordista mundial em cesáreas (por muito tempo foi o primeiro), perdendo apenas para República Dominicana. As consequências disso ninguém conta. Aposto que todo mundo já ouviu alguma história trágica sobre parto normal, mas não sobre a cesárea.

E porque nos países desenvolvidos as pessoas temem a cesárea, enquanto aqui temem o parto? Porque infelizmente o sistema de saúde e os profissionais (não todos, mas a grande maioria) vendem uma ideia pras mulheres de que a cesárea é melhor há algumas décadas. Mentiras foram criadas e as pessoas passaram a acreditar nisso.

A cesárea é melhor pro profissional, muito mais conveniente, mas nem sempre pra mulher e pro bebê. E essa é uma das desvantagens do parto. Não é possível saber a hora que o bebê vai nascer e quanto tempo o trabalho de parto vai durar. Cada mulher vai ter uma experiência diferente. E essa perda do controle abala muitos médicos que querem ter a agenda certinha sem imprevistos.

Agora vamos aos benefícios, como falado antes, o parto normal proporciona melhor recuperação no pós parto visto que é um processo fisiológico (normal do corpo) assim como menos dor.

A grande maioria das mulheres poucas horas após o parto conseguem andar sem dificuldade e cuidar do bebê. Além disso, o parto proporciona menor risco de infecção (visto que a cesárea é uma cirurgia que corta e costura 7 camadas de tecido), menor risco de trombose, hemorragia (em um parto sem intercorrências a mulher perde em torno de 500 ml de sangue, enquanto na cesárea 1000 ml), menor risco de lesão de órgãos e menos complicações para a próxima gestação.

Protagonismo da Mulher

No parto, a mulher pode ter protagonismo, o cenário gira em torno dela e não dos cirurgiões. Ela tem liberdade de movimentação e posições tanto no trabalho de parto quanto no parto. Mas isso também pode ser uma desvantagem. Porque? Porque a mulher depende da equipe para isso. É preciso de um lugar e uma equipe que respeite a mulher e o seu corpo.

Além de dar liberdade do bebê escolher o dia do seu nascimento. Isso acontece porque quando o bebê está maduro, ele envia sinais ao corpo da mãe de que está pronto para nascer e assim, desencadear o trabalho de parto. E os hormônios produzidos no trabalho de parto também preparam o bebê para a primeira respiração.

Respiram mais facilmente e com menos necessidade de intervenção, menor risco de prematuridade e imaturidade (na cesárea a gente não sabe se o bebê está realmente maduro), menor chance de precisar de UTI neonatal. Além disso o bebê tem menor risco de desenvolver doenças respiratórias durante a vida, alergias e doenças crônicas como diabetes.

Não só por isso os bebês nascidos via vaginal tem melhor adaptação da mudança intra útero para o exterior. Mas também porque o parto normal possibilita do bebê ir diretamente ao colo da mãe, em contato pele a pele, com luz baixa e iniciar amamentação ainda com o cordão ligado, proporcionando uma adaptação mais tranquila e melhor vínculo mãe-bebê (claro, se a equipe permitir).

Durante a cesárea também é possível fazer algumas adaptações assim se a equipe se esforçar, mas a logística é mais complicada e a mãe está com restrição de movimentação e posição.

A passagem pelo canal vaginal durante o nascimento, além de ativar o sistema respiratório do bebê, ativa o sistema neurológico. O bebê nasce mais ativo, também facilitando amamentação na primeira hora de vida (uma forte recomendação pra saúde dele). A flora vaginal da mãe coloniza o bebê proporcionando um forte ganho imunológico, a sua primeira “vacina”.

Enfim…

Já disse algumas vezes pra vocês que gestação e parto são uma caixinha de surpresas, tudo pode mudar de rumo, depende da história de cada mulher, fisicamente, emocionalmente, do lugar do parto, da equipe e outros fatores.

Infelizmente não temos controle sobre tudo isso e muitas vezes podem acontecer situações desagradáveis. Por isso se informar é tão importante. Poder se preparar considerando tudo isso.

Viu só quanta coisa? Você imaginava que era tudo isso? Vai muito além da dor do parto (considerada uma desvantagem pela maioria). Mas vamos ter um texto só pra falar de dor. Me conta o que você achou disso tudo?

Texto por @parteriadoser