Mudanças da Gestação – Corpo e Mente

Mudanças da Gestação – Corpo e Mente

Beautiful pregnant belly on a white background

Agora que já sabemos o quanto tudo mudou, será que sabemos o que esperar da gestação? São tantas as dúvidas, questionamentos, e junto com isso vem as mudanças que ela traz. É claro que cada mulher é uma e temos diversas formas de sentir esse processo de mudança, mas o que queremos aqui é te contar quais as principais modificações percebidas nesse comecinho.

A barriga não é algo que dá para se notar logo de cara mas, muitas mulheres já no começo, desejam ter a tão sonhada barriguinha aparecendo. No início da gestação ainda é bem difícil da barriga aparecer, afinal temos um bebê que ainda é um conjunto de células, tão pequenininho, que pode ser menor que um grão de arroz. Com o decorrer da gestação ele vai se desenvolvendo e crescendo cada vez mais, mas geralmente são algumas semanas para que a barriga fique notável. Isso pode variar de acordo com o número de gestações e individualidades da mulher. Na primeira gestação a barriga demora mais para crescer no começo.

O que se nota nesse comecinho é um possível inchaço abdominal, devido a prisões de ventre e uma constipação maior, decorrentes de fatores hormonais femininos que estão bombando para a evolução dessa gestação. O que podemos fazer com isso? Lembrar sempre de uma boa alimentação e ingestão de água.

Outro sintoma muito aparente, principalmente até o terceiro mês de gestação, é o sono. Muitas relatam um sono exacerbado e incontrolável. Estamos falando de um corpo que agora está a todo vapor, produzindo um ser, circulando mais sangue, órgãos se movendo de lugar. Parece uma avalanche interna, não é mesmo? Nessa fase é importante que a mulher se permita descansar, fazer o que o corpo pede. O sentimento muitas vezes é de não dar conta mais das mesmas coisas, mas calma, isso é normal. Lembre-se que está entrando em outra fase da vida, que outras descobertas virão e que dará conta de muitas outras coisas que antes nem precisava pensar. Respeite, aceite.

Mais uma mudança, e essa muitas vezes vem como um dos primeiros sinais da gestação: dores nos seios. Uma sensibilidade maior, volume e peso também. Tudo dói. Essa alteração se dá pelo aumento de hormônios femininos, assim como falamos lá no começo, e eles estão numa produção de larga escala no primeiro trimestre. Com o passar da gestação os sintomas podem aliviar, porém as mamas continuam tendo várias modificações, como a coloração, aumento das aréolas, surgimento de glândulas ao redor, tudo na preparação para a amamentação do bebê.

E o xixi? Quanto xixi não é mesmo? É comum nesse começo as idas ao banheiro aumentarem consideravelmente, sabe por que? É nessa fase que há um aumento considerável de líquido no corpo, para fluidez do sangue e um trabalho mais eficiente dos rins maternos. Além disso, o útero mesmo que ainda leve, se assenta sobre a bexiga, favorecendo um reservatório menor no comecinho da gestação. Esse sintoma tende a melhorar no segundo trimestre, porém ao final da gestação ele vem para dar um oi novamente. Apesar de gerar uma demanda maior de idas ao banheiro, é importante continuar a ingesta de água durante toda a gestação.

E os famosos enjoos, todo mundo sente? Eles são reais, mas nem todas as mulheres passarão por eles. Cada gestação é única e até mesmo uma mesma mulher pode passar cada experiência com sensações diferentes. Mas vamos lá, por que esses benditos aparecem? Estamos novamente falando de uma mudança de hormônios, dessa vez o famoso beta hCG, sabe? O de quando descobre a gestação. A ação dele produz relaxamento nos órgãos capazes de digerir e absorver os alimentos (estômago e o intestino). Com isso, há uma lentidão maior para essas ações e é comum a sensação de estufamento, náuseas, aumento das azias. Mas isso passará, fique tranquila. A função é reduzir as possibilidades de contrações uterinas no comecinho, justamente para que o desenvolver da gestação permaneça. Tudo muito bem arquitetado pela natureza.

E por último, as emoções… como pode tudo mudar de repente e qualquer coisinha deixar uma sensação de raiva misturada com felicidade, tristeza ou despertar um choro incontrolável? Bem vinda gestação! Ela com suas mudanças hormonais é capaz de provocar grandes oscilações de humor, mas claro, é importante observar qualquer sinal exagerado desses sintomas, caso aconteça, procure por um profissional de saúde para ajudá-la a atravessar essa fase. Outras dicas que podem ajudar são, ter uma rede de apoio capaz de apoiá-la durante essas mudanças, realizar atividades físicas orientadas por profissionais e buscar por atividades que produzem satisfações pessoais. Esse é um momento de reencontro consigo mesma e de novas descobertas internas, se permita!

Texto por @parteriadoser