Dia dos Namorados Grávida

Dia dos Namorados Grávida

Aproveitando que hoje é dia dos namorados, vamos falar sobre a relação do casal durante a gestação?
É muito comum ouvirmos que durante a gestação os casais deixam de ter relações sexuais, mesmo quando os hormônios estão à flor da pele. O ato do sexo parece virar tabu até pra quem é bem resolvido.

Sexo na Gravidez

Muitas mulheres mesmo com uma grande libido trazem medos e inseguranças em relação a este tema, principalmente com a queixa de ser algo prejudicial ao bebê, mas será que é?

A resposta é não! A maior parte dos casais pode manter sua atividade sexual desde o início da gestação. Os estudos demonstram que manter a relação pode ajudar no controle da ansiedade, criar uma maior conexão do casal, melhorar a autoestima, favorecer a diminuição da pressão arterial e produzir muitos hormônios do prazer, ou seja, um casal feliz, um bebê feliz. Cabe lembrar que é preciso usar preservativo e manter uma boa higiene íntima antes e após às relações.

Existem contraindicações?

Mas será que existem contraindicações para esse ato? Primeiramente precisamos desmitificar o fato de o sexo e orgasmo serem culpados por abortos e partos prematuros, a relação por si só não é capaz de causar esse tipo de situação, porém quando pensamos em casos de mulheres que apresentam sangramento, principalmente no primeiro trimestre, ou entram em trabalho de parto prematuro, ou até mesmo em casos de ruptura de bolsa (aquela que vemos nas novelas), aí sim sugerimos essa pausa.

Nos casos de prematuridade e também de sangramento, desejamos evitar possíveis complicações e acelerações do trabalho de parto. E quando pensamos na bolsa que se rompeu, estamos evitando possíveis contaminações que poderiam ser trazidas pelo ato sexual.

Vale lembrar que em meio a tudo isso, os casais que necessitam dessas pausas, conversem bastante e entendam que a abstinência só trará benefícios, e que possivelmente isso logo passará. Porém, se observarmos, nem sempre essas abstinências estão associadas às complicações na gestação, e sim aos medos, distanciamentos ou até mesmo ao menor desejo.

Por isso, reinventem-se e se respeitem, as ações hormonais podem sim causar essas mudanças e menores desejos sexuais mas, o casal pode junto buscar por novas alternativas e momentos de intimidade que geram também todos esses prazeres. Conversem sobre o tema, criem ambientes favoráveis para ajuda-los, passem tempo juntos, lembrem-se que apesar de um filho estar chegando, vocês continuam sendo um casal, então explorem a sexualidade um do outro e aproveitem! A gestação por si só gera novas descobertas.

Texto por @parteriadoser