Medicamento para Verme

Medicamento para Verme

Olá, mamães e papais!
Hoje trago para vocês uma dúvida frequente nas consultas de rotina pediátricas de todas as faixas etárias. A pergunta do dia é: Devemos dar vermífugos (medicamentos para vermes) anualmente para as crianças?

Mito ou verdade?

E a resposta para essa pergunta é:
MITO ! Hoje em dia NÃO há necessidade de dar quaisquer vermífugos de amplo espectro para crianças ou adultos, anualmente, SEM evidências clínicas ou laboratoriais de contaminação, independentemente da idade.

Importante lembrar que todos os vermífugos são medicamentos (independentemente da dosagem e da posologia), portanto, não isentos de efeitos colaterais que podem ser graves, inclusive. Os mais frequentes são: urina de cor esverdeada, dor abdominal, diarreia, enjoo, vômito, dor de cabeça, elevação dos níveis das enzimas do fígado e anemia.

Espera aí… Se eu falei hoje em dia não é mais indicado, significa que antes era? Era sim. Antigamente, mesmo em lactentes, a prescrição de medicamentos para verminoses era realizada de rotina, anualmente, para todas as crianças (inclusive as sem sintomas). E vou explicar o porque essa conduta foi suspensa:

  • O saneamento básico atualmente é mais eficiente e presente para muitas pessoas. O tratamento da água e a canalização do esgoto melhoraram indiscutivelmente. Antigamente, pela falta de saneamento básico as doenças infecciosas acometiam grande parte da população, sendo as verminoses um problema de saúde pública grave, já que o quadro clínico decorrente dessas doenças levava à maior procura pelos serviços médicos de urgência;
  • A comunicação, que ajuda a disseminar o conhecimento sobre hábitos de higiene e saúde , está no alcance de mais pessoas. Atualmente, o acesso facilitado aos diferentes meios de comunicação como internet, redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas garante a propagação de informações sobre os mais diversos temas, desde como prevenir determinada doença, os sinais e sintomas para reconhecimento do quadro clinico e até como melhorar os hábitos que podem afetar a qualidade de vida do indivíduo;
  • A alimentação mais processada e industrializada é mais higienizada. Calma, alguns pontos precisam ser explicados. Não estou falando aqui da qualidade nutricional desses alimentos; todos nós sabemos que a alimentação saudável é a que é indicada. O que quero dizer é que os alimentos industrializados passam por alguns processos rigorosos de controle de qualidade, portanto, esse alimento pode ser isento de verminoses (mais uma vez: NÃO, eu não estou incentivando a ingesta de alimentos ultraprocessados!). Antigamente, dava-se preferência aos alimentos mais frescos, podendo ocorrer uma higienização inadequada dos mesmos, o que poderia ter como consequência a infestação por verminoses. Hoje, com a necessidade de ter tudo para “ontem” , os junk foods e os alimentos industrializados acabam sendo ingeridos com maior frequência pela maioria das famílias;
  • Infelizmente, o contato com a terra e com animais que não vivem só nas salas dos apartamentos e casas é muito mais raro. Antigamente, era comum as crianças serem vistas brincando pelo quintal, juntamente com seus animaizinhos de estimação que eram livres para entrar e sair de casa. Ao mesmo tempo que o cuidado com as adversidades do mundo real (principalmente violência, etc) é essencial, lembrar que os animais podem ser vetores de determinadas doenças (por isso é tão importante manter os bichinhos com a vacinação também atualizadas).

Importante

Estou falando sobre os casos em que a criança não apresenta quadro clínico ou exame laboratorial sugestivos de verminose. As crianças SINTOMÁTICAS necessitam de outra conduta, ok? Passar em consulta com pediatra garantirá que os medicamentos , se necessários, sejam indicados no momento correto.

Você sabia desta mudança (que não é indicado rotineiramente a ingesta de medicamentos para verme, a não ser que tenha alguma indicação específicas)?

Lembre-se: nenhum post substitui a consulta com o pediatra!
.
Um grande beijo,
Dra. Beatriz Romão Amatto
Médica Pediatra – CRM 181.573 / RQE 82.740