Gestante pode tomar café?

Gestante pode tomar café?

Existem muitas dúvidas que envolvem a alimentação na gestação, como é o caso do consumo do café.

O café é uma bebida com vários benefícios, possui antioxidantes que ajudam a proteger as células e ajudam a estar mais alerta, pois estimulam o cérebro.

Ele não está contra-indicado na gestação, no entanto, a recomendação está na quantidade, em excesso a cafeína está relacionada à maior risco de aborto, parto prematuro e baixo peso ao nascer.

Então sim, pode tomar mas, com moderação, o ideal é que o consumo não ultrapasse 200 mg ao dia de cafeína, a quantidade de cafeína presente varia bastante, dependendo do modo de preparo (mais forte ou mais fraco), da marca e é claro do tamanho da xícara.

Precisa ser levado em consideração, que a cafeína também pode ser encontrado em outros alimentos, como em chás, refrigerantes à base de cola e medicamentos.

Por isso durante toda a gestação é recomendado que a mulher não tome muito café, nem consuma diariamente alimentos ricos em cafeína.

Se você gosta muito de café e não consegue abrir mão dessa bebida, uma boa estratégia pode ser adotar o café descafeinado, que apesar de não ter 0% de cafeína, contém uma mínima quantidade dessa substância, que não prejudica o bebê.

Depois que o bebê nascer, enquanto durar a amamentação, também é recomendado não tomar mais de 2 xícaras de café por dia, porque a cafeína passa pelo leite materno. Cerca de 2 horas depois de você tomar café ou alguma bebida com cafeína chegará ao seu leite e quando o bebê mamar poderá ficar agitado.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri