Como escolher uma via de nascimento

Como escolher uma via de nascimento

Infelizmente no Brasil temos uma questão capitalista que envolve o nascimento. As mulheres que passam pelo SUS não tem “direito a escolha” enquanto as do particular e às vezes convênio, tem.

Essa questão é complicada, visto que em países desenvolvidos, que seguem as recomendações dos órgãos de saúde, a única coisa que envolve a via de nascimento são as questões de saúde materno-fetal.

Mas nesse texto vamos falar pra quem tem essa possibilidade de escolha…Não sei se quero cesárea ou parto normal, e agora? Como escolher? Já comentei com vocês que nossas escolhas devem se basear em informação real, não em mitos e opinião das outras pessoas… Cada um tem uma experiência diferente e muitas experiências estão relacionadas a assistência que a pessoa recebeu, não necessariamente ao parto normal ou cesárea…

Se informe

Conhecendo as duas vias de nascimento (falamos em textos anteriores), você poderá se aprofundar nos assuntos e começar a pensar sobre isso. O ideal é começar a pensar no nascimento logo no início da gestação para que tenha tempo pra se preparar e assimilar a ideia (diferente do que muitos médicos recomendam deixar pra conversar sobre isso no final na gestação – ele provavelmente está te enrolando!).

Você provavelmente sente mais medo de alguma via de nascimento, o que é completamente normal. A grande maioria sente mais medo do parto normal, pela sociedade em que a gente vive (Brasil).

Trabalhar esses medos durante o decorrer da gestação são importantes para trazer segurança no momento do nascimento e você poder passar por isso de forma mais tranquila.

Mas saiba que pelo menos um pouco de medo você muito possivelmente vai continuar sentindo, visto que é um momento novo que se inicia na sua vida trazendo muitas mudanças!

Converse com as pessoas caso sinta necessidade de outras opiniões mas, saiba que os relatos podem afetar a sua decisão tanto positiva quanto negativamente e independente de tudo, essa escolha é somente sua!

Texto por @parteriadoser