Lactogestação

Lactogestação

Olá, mamães e papais!
Hoje dia 31 de agosto, finalizamos o mês do “Agosto Dourado”, dedicado exclusivamente ao incentivo do aleitamento materno, e para fecharmos com chave de ouro, falaremos sobre uma dúvida frequente, geralmente das mães que têm mais de um filho: “eu posso continuar amamentando um filho se eu engravidar novamente no mesmo período?”

Quando uma mulher amamenta DURANTE a gestação chamamos isso de lactogestação. Muitas mulheres que estão amamentando deixam de amamentar o filho quando engravidam novamente por medo de que possa fazer mal para a gestação, para o bebê que está mamando ou para o bebê que está na barriga, mas na maioria das vezes, é seguro SIM amamentar durante a gestação.

Porém, temos que realizar a análise de cada caso INDIVIDUALMENTE. Nem toda mulher pode amamentar durante uma gestação, por exemplo, as que têm um risco maior de ter um parto prematuro. Por isso, é importante CONSULTAR SEU OBSTETRA/PEDIATRA para saber se há alguma contraindicação ou não para amamentar durante a gestação.

Alteração do Leite

Outra dúvida frequente é se o leite fica diferente com a nova gravidez. Sim, a gravidez altera um pouco o sabor do leite. Ele fica um pouco mais “salgado”. E é comum a mulher ter menos leite do que costumava ter. Por isso, algumas crianças estranham e podem, inclusive, não quererem mais mamar. Outras (a maioria) continuam a mamar e podem manter esse hábito até mesmo depois do nascimento do novo bebê.

Outras Dúvidas Frequentes

Separei aqui abaixo outras dúvidas frequentes relacionadas à este tema:

  • Você pode amamentar seus dois filhos depois do parto. A Academia Americana de Pediatria sugere apenas que a mãe amamente primeiro o recém-nascido e depois o filho mais velho, já que o bebê possui necessidades maiores nessa fase, e o filho mais velho possui outras formas de alimentação.
  • Acompanhe de perto o ganho de peso e o crescimento do recém-nascido. O corpo humano é inteligente e produzirá a quantidade que você precisa para alimentar as duas crianças. Mas é bom comunicar ao pediatra que ambos estão amamentando para se certificar de que o seu leite está alimentando os dois, e que o recém-nascido esteja ganhando peso e na altura esperada para a sua idade.
  • Seu filho mais velho pode ser alimentado com o colostro ( o leite “inicial”, dos primeiros dias pós parto). Só não deixe de amamentar o recém-nascido, já que o colostro contém todos os nutrientes necessários para uma nutrição completa desde as primeiras horas de vida.

Outro ponto que gostaria de lembrar no post de hoje é sobre as possíveis posições para amamentar. Geralmente, vemos a posição tradicional – aquela em que a mãe está sentada, o bebê está deitado na horizontal e a mãe apoia o corpinho com os braços. Porém , nestas situações em que mais de uma criança é amamentada, podem ser necessárias variações, são elas:

  • Sentada, com o bebê na “posição de cavalinho” – o bebê deve ficar sentado em uma das coxas, de frente para a mama e a mãe poderá segurá-lo, apoiando suas costas. Esta posição é ideal para bebês com mais de 3 meses e que já seguram bem a cabeça.
  • Invertida: colocar o bebê deitado mas passa-lo por baixo de um de seus braços e dar a mama que estiver mais perto da boca do bebê.
  • No sling: se o bebê estiver no slig, você deverá manter o bebê sentado ou deitado, dependendo da posição onde ele já estiver acomodado, e oferecer a mama que estiver mais próxima da boquinha dele.

Você já conhecia essas informações? Conte para a gente!

Um beijo,
Dra Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra – CRM 181.573 / RQE 82.740 – Instagram @drabeatrizamatto