5 dicas para iniciar a introdução dos alimentos sólidos na dieta do bebê

5 dicas para iniciar a introdução dos alimentos sólidos na dieta do bebê

Quem é mãe de primeira viagem costuma ficar na dúvida sobre como introduzir a alimentação ao bebê. A introdução dos alimentos sólidos é recomendada somente após os seis meses de idade.

1. Escolha qual método você quer seguir 

Acredito que hoje em dia existam duas técnicas mais faladas quando se trata de introduzir os alimentos na dieta do bebê: a tradicional, que seria os alimentos em forma de purê, com isso, o bebê é alimentado pelos pais ou cuidadores, com o uso de colherzinhas.

O outro método é o BLW (Baby Led Weaning), que é, para simplificar, a introdução dos alimentos sólidos guiada pelo próprio bebê. Os alimentos devem ser oferecidos inteiros, num tamanho que a criança consiga segurar.

O próprio bebê escolhe o que comer e quanto comer, dentro das opções que você oferecer a ele.

2. Seja paciente e tente manter suas expectativas bem baixas

A rejeição, as caretas, o choro, vai mais cuspir do que realmente comer: tudo isso é normal. Tendo essa consciência, você evita a frustração que sempre vem acompanhada da ansiedade para que as coisas deem certo, especialmente quando falamos da alimentação dos nossos filhos.

3. Tente não fazer comparações porque cada criança é única

A gente sempre cai na besteira de ficar comparando os filhos com os primos, os filhos das amigas e por aí vai. Cada criança é única, não temos como esperar um padrão porque ele simplesmente não existe quando falamos de pessoas.

Assim como o filho da amiga ama cenoura e não curte carne, a minha ama carne e não gosta de cenoura. Cada um tem suas particularidades e aceitando isso, todo mundo fica mais feliz.

4. Tenha suas fontes confiáveis de pesquisa e dicas de receitas

Sobre qualquer assunto que seja, existem milhares de textos, sites e blogs falando do mesmo assunto. Não dá para ler tudo, até por uma questão de tempo, mas também para não confundir a nossa cabeça.

Acompanhe as últimas pesquisas e descobertas alimentares e procure sempre um nutricionista materno infantil para te orientar sobre essa fase tão importante e o principal: perceba seu bebê, seus gostos, suas preferências e respeite o ritmo dele.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri