Puerpério

Puerpério

Você já deve ter ouvido sobre o temido, assustador e solitário puerpério. As vezes deve ter pensando “essa  mulherada complica tudo” ” um momento tão mágico”.

Sim o nascimento de um filho é sem dúvida o momento mais lindo e importante da vida da gente. Mas, contudo, porém não podemos fechar os olhos para as inúmeras transformações que ocorreram no nosso organismo para, então viver essa experiência.

O puerpério dói e aqui me refiro a uma dor emocional. A mãe radiante após o parto só existe na ficção e mesmo não radiante é capaz de amar aquele “serzinho” seja através de um amor imediato ou construído com o passar dos dias e meses.

É uma fase em que precisamos nos olhar com amor. Uma grande mudança ocorreu nas nossas vidas e toda mudança assusta, mas aqui ainda estamos diante de questões internas, hormonais e psíquicas. Sem contar a enorme responsabilidade que adquirimos da noite para o dia.

Pedir e aceitar ajuda

Devemos pedir ajuda e aceitar ajuda nesse momento. Pois se essa fase se agravar pode dar ensejo a uma depressão pós parto. A depressão pós parto precisa ser tratada imediatamente, para que você possa curtir e desfrutar os melhores momentos do seu bebê.

Em mães com depressão pós-parto os sentimentos de tristeza, ansiedade e exaustão podem ser extremos. Cuide-se, para que seu bebê tenha o melhor de ti.

A depressão pós parto dura meses e é diferente da melancolia pós parto que dura semanas. Pedir ajuda é essencial! Li uma frase que ficou marcada “o parto não é só um nascimento é também uma morte”.

Nada será como era antes! Nossos valores, nosso olhar para o mundo, para o próximo muda. Até todos os hormônios dizerem adeus, os seios deixarem de estar machucados, o corpo ir voltando ao novo normal e então enxergarmos a mulher incrível que nos tornamos dói e dói bastante.

Você não está sozinha!

Ellen Miessa – Coach Materna – Instagram @coach_materno