Cesárea, uma via de nascimento

Cesárea, uma via de nascimento

Começo dizendo que esse texto não tem intenção de criticar ninguém por suas escolhas e experiências mas, abordar a realidade da cesárea e recomendações dos órgãos mais renomados.

Cesárea ou cirurgia cesariana é o termo dado para o procedimento cirúrgico em que se retira o bebê do útero via abdominal, ou via alta como alguns dizem. É considerada uma cirurgia de grande porte já que envolve grande perda sanguínea e é considerada altamente invasiva.

É um tipo de cirurgia que demanda bastante cuidado e vigilância contínua da equipe multiprofissional. Do início ao fim, ela dura em média 60 minutos e precisa de algumas preparações como jejum de 8 horas, raspagem dos pelos pubianos e ausência total de adornos e acessórios.

A Cirurgia

A cirurgia inicia após a anestesia, que de costume é a raquidiana (conhecida como raqui), onde o anestésico é injetado através de uma agulha comprida por punção a coluna. A partir daí, a mulher não sente mais dor do abdome para baixo, porém continua consciente e com sensação tátil. Poucas vezes são usados sedativos para dormir ou outro tipo de anestesia como a geral, onde a mulher dorme também (porém tem que ser entubada), geralmente só em caso de intercorrência.

Pensando em um processo invasivo e não fisiológico, além da cirurgia cortar e costurar 7 camadas de tecido, o procedimento envolve administração de soros e várias medicações, expondo a mulher a maior chance de reações adversas e alérgicas como coceira, tremores, dor de cabeça, náuseas, vômitos e outros.

O pós cirúrgico priva a movimentação da mulher já que ainda é necessário manter o jejum e a posição deitada reta, sem nenhuma inclinação por pelo menos 4 horas. O que além de afetar o vínculo mãe-bebê e manejo da amamentação, aumenta risco de trombose, inchaço e outras intercorrências.

Quando a anestesia vai passando e a mulher retorna a sentir as pernas, a dor também vem. Claro que cada mulher tem uma experiência diferente. Enquanto para algumas foi muito difícil, para outras foi tranquilo (isso independente da via de nascimento). Mas os pós cirúrgicos são sempre acompanhados de analgésicos, antiinflamatórios e por vezes até antibiótico que são recomendados para a recuperação, não falando só de dor.

Pós Operatório

Devemos lembrar que a mulher em pós operatório de cesárea está em processo de recuperação como qualquer outra cirurgia e exige cuidados especiais. Tudo vai muito mais além do que a dor que ela sente, isso é só um detalhe. O corpo precisa se recuperar de toda essa intervenção. A cesárea é tão comum no nosso país que esquecemos a complexidade de que é uma cirurgia.

Não cabe falar aqui todas as vantagens e desvantagens da cesárea porque vai ficar muito extenso. Vocês podem comparar no texto sobre o parto normal.

Hoje, no Brasil, vivemos uma dualidade entre o direito à escolha de via de nascimento e isso claro, gira em torno de dinheiro. Algumas mulheres podem escolher enquanto outras não. Porém, como recomendado pela OMS, Ministério da Saúde e os melhores estudos, o correto é cirurgia apenas com real indicação (como acontece nos países desenvolvidos). Pensando em saúde materno fetal. Mais pra frente vamos discutir o que é indicação de cesárea e o que não é (e muita gente acha que é).

Entendo que é difícil ler tudo isso enquanto a sua vida toda você deve ter tido medo do parto normal e acreditado que a cesárea é melhor. Mas se abra para novos olhares e se permita a reflexão, estude e tire suas próprias conclusões, desde que sejam baseadas em informações reais!

Texto por @parteriadoser