A importância da amamentação até os seis meses

A importância da amamentação até os seis meses

A amamentação é um processo muito importante para garantir a saúde do bebê e da mãe. É um dos momentos mais importantes para aumentar o laço afetivo entre mãe e filho, com grandes vantagens para ambos.

O leite materno é o alimento mais completo que um bebê pode receber desde o seu nascimento, é rico em água, vitaminas, proteínas, gorduras e outros nutrientes essenciais para o desenvolvimento e para proteção do recém-nascido nos primeiros meses de vida.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o aleitamento exclusivo nos 6 primeiros meses de vida, podendo ser prolongado até os 2 anos ou mais. Estudos mostram que além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Introduzir novos alimentos ao pequeno antes do período de 4 a 6 meses pode ser perigoso. A começar pelo fato de que ele vai deixar de receber os benefícios do leite materno muito cedo. Além disso, com um sistema gastrointestinal imaturo, o bebê está mais propenso a desenvolver alergias e contrair infecções, má absorção de nutrientes pode levar tanto à chamada fome oculta (que é a carência de vitaminas e minerais) quanto ao excesso de peso.

Portanto é a partir do 6º mês que acontecem transformações no organismo do bebê, por isso é o período ideal para introduzir novos alimentos.

Entre as importantes funções exercidas pelos rins estão a filtragem e a eliminação de água e sal, promovendo o equilíbrio desses dois elementos no corpo. Acontece que, antes dos 6 meses, o par de órgãos não está maduro o suficiente para desempenhar esse papel, o que pode sobrecarregar os rins de um bebê de poucos meses.

O incentivo ao aleitamento materno deve acontecer em diferentes espaços. O ideal é começar já no pré-natal, posteriormente na sala de parto, no alojamento conjunto, na alta hospitalar e nas consultas de acompanhamento.

As vezes, informações básicas são negligenciadas e a mulher não começa ou não consegue sustentar o aleitamento. É crucial que saibamos a importância da amamentação e que esse conhecimento fortaleça nosso apoio às mulheres nesse período!

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri