Qual é o problema de engrossar o leite?

Qual é o problema de engrossar o leite?

Sabe aquela mamadeira com um leitinho quentinho e um pouquinho (ou bastantinho) de farinha engrossante? Eu sei! Mas o que eu não sabia era se tinha problema engrossar o leite do bebê.

A ideia de se engrossar o leite ou oferecer mingau desses produtos para os bebês e crianças é algo muito cultural e que remete a uma época em que o problema de saúde do Brasil era a desnutrição.

Há mais de 15 anos, era comum que profissionais sempre prescrevessem mamadeira com engrossante para os pacientes. Hoje, entretanto, o nosso problema de saúde pública é a obesidade e o sobrepeso (inclusive na infância), por isso, precisamos rever urgentemente os nossos hábitos e costumes para promover uma alimentação saudável e combater este problema.

Mas porque isso é um hábito ruim?

Por causa do açúcar! O açúcar é o maior problema destes produtos e, se você olhar no rótulo, ele é o segundo ingrediente em maior quantidade.

Basicamente, o açúcar é o grande vilão da alimentação e não deve ser oferecido para crianças menores de dois anos. Por mais que o engrossante tenha vitaminas e minerais, a quantidade de açúcar é muito, muito maior. Por isso, a lado negativo é mais significativo do que os benefícios que o produto poderia trazer.

Ou seja, você vai engrossar o leite energia, com algo que engorda, mas não tem benefícios nutricionais. Não faz sentido estimular o ganho de peso em uma criança ou bebê oferecendo alimentos ricos em açúcar. Porque, por mais que a criança engorde, ela não estará necessariamente saudável.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri