Alimentação no pós-parto

Alimentação no pós-parto

Os nove meses se passaram e o bebê está, finalmente, no seu colo. Além de cuidar da criança e aprender a navegar por uma nova vida, a mulher também enfrentará uma nova mudança corporal, já que o organismo irá trabalhar para voltar ao seu estado original antes da gestação. Nesse período, que inclui também o início da amamentação.

O aporte de nutrientes é fundamental para uma boa recuperação no puerpério (que ocorre quando a mulher dá à luz — e dura de 40 a 45 dias).

A alimentação no pós-parto deve ser saudável, composta por todos os grupos alimentares, com alimentos variados e frescos.

Durante o pós-parto, também não é necessária nenhuma restrição de alimentos específica, exceto se existir alguma recomendação médica ou porque a mãe, caso amamente, note que algum alimento pode estar provocando incômodo no bebê, como cólicas.

Recomendações

Uma das principais recomendações é que a mulher evite alimentos ultraprocessados e passe longe de comidas ricas em gorduras, sódio e açúcares —como fast-food e as comidas congeladas prontas. Isso porque o consumo frequente desses alimentos cria um efeito inflamatório no corpo, que luta para combater os efeitos negativos dos processados no organismo e fica exaurido.

A orientação, é privilegiar alimentos frescos e refeições preparadas na hora, em casa. Nesse contexto, todos os nutrientes são importantes. Mas alguns têm destaque:

  • Vitamina A: encontrada em vegetais amarelados e alaranjados, é importante para a saúde do sistema visual da mulher. Como ocorre uma grande transferência para o bebê pelo leite materno até os seis meses, é recomendado que a mulher reforce a ingestão para não sofrer com a deficiência do nutriente;
  • Vitamina C: encontrada principalmente nas frutas cítricas (e também no morango, no caju e na acerola), tem função antioxidante e auxilia na recuperação do corpo após o estresse causado pelo parto, além de ajudar na fixação do ferro no organismo;
  • Cálcio: é fundamental para a saúde dos ossos e dentes da mãe e do bebê; por isso, a recomendação é que a mulher inclua de três a quatro porções por dia de leite e derivados ou outras fontes (sementes como chia e nozes);
  • Vitamina E: também tem efeito antioxidante e ainda atua na recuperação do sistema hormonal da mulher. A vitamina E pode ser encontrada no fígado, na gema de ovo e no azeite de oliva;
  • Ferro: presente na carne vermelha, leguminosas (como ervilha e lentilha) e também nos vegetais verde-escuros, é importante para ajudar a repor após a perda de sangue durante o parto;
  • Ômega 3: presente em peixes como sardinha e atum, além das oleaginosas, ômega 3 é importante para evitar a inflamação do corpo e ainda auxiliar no desenvolvimento do cérebro do bebê ao passar pelo leite materno.

Durante a gravidez é normal que aconteça um aumento de peso e, após o parto, é comum a mulher deseje voltar ao seu peso antes de engravidar, no entanto, é importante lembrar que a perda de peso deve ser lenta e gradual, já que dietas muito restritivas podem prejudicar a produção de leite e até deixar a mulher desnutrida depois de uma fase tão importante. 

Caso seja necessária a suplementação, ela deve ser avaliada de forma individual com o médico especialista que acompanha a paciente.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri