Constipação Na Gestação

Constipação Na Gestação

Durante a gravidez sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e constipação são comuns.
A constipação caracteriza-se por movimentos intestinais irregulares que causam sensação de inchaço, dor ou desconforto abdominal, além de fezes sólidas e dificuldades para ir ao banheiro. Vários fatores podem estar relacionados à constipação, entre eles, idade, inatividade física, baixa ingestão calórica, falta de fibras na alimentação, consumo de industrializados.

Assim como muitos outros sintomas da gravidez, os hormônios são os “culpados” pela constipação. A progesterona faz com que os músculos do intestino relaxem, permitindo que os alimentos permaneçam por mais tempo no trato digestivo. A prisão de ventre não causa nenhum dano ao bebê, mas como traz bastante incômodo para a gestante

Essa condição pode se manifestar logo cedo, no segundo ou terceiro mês de gravidez, e pode piorar conforme a gestação avança e o útero aumenta de tamanho. Por isso, é necessário seguir algumas recomendações.

O melhor tratamento deve começar com uma mudança alimentar. O que acrescentar na alimentação diária? Acima de tudo, aumentar a ingestão de fibras. Recomenda-se também beber mais água.

Alimentos recomendados

Todos os que contenham fibras, como pão e arroz integral, verduras e legumes crus e cozidos, castanhas, aveia, frutas com grande quantidade de água, como melancia, melão, abacaxi e ameixa, linhaça e gergelim nas refeições e água de coco.

Alimentos a serem evitados

Aqueles muito condimentados, como pimenta ou mostarda, pois estufam e fermentam, doces, queijos, molho branco, massas, repolho, maçã, banana e goiaba.

Tratamento

O tratamento da constipação pode ser feito também por meio de probióticos, por exemplo, iogurte natural, kefir e kombucha, que são naturais. Também é possível tê-los liofilizados, que são feitos normalmente em farmácias de manipulação, conforme prescrição médica.

Sempre e quando possível, faça exercícios físicos durante a gravidez pois favorece a evacuação, estimulando os movimentos intestinais e será útil no trabalho de parto, consulte seu obstetra e um profissional de educação física.

Hábitos alimentares saudáveis são importantes durante a gravidez. Profissionais da saúde, em especial nutricionistas, podem usar este período para encorajar as mulheres a fazerem mudanças em seu estilo de vida. A constipação está relacionada aos maus hábitos alimentares, inclusive a falta de ingestão de fibras e o consumo de água.
Atenção: Tome cuidado com o uso de laxantes ou outros remédios que prometem milagres quando se trata de aliviar a constipação. Só o médico pode indicar a medicação correta, caso necessário. 

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri