Quanta coisa! Eu vou ficar doida!

Quanta coisa! Eu vou ficar doida!

A preparação para chegada do bebê parece tão conturbada né? São 9 meses, quase 10, lotados de afazeres. Escolher um profissional, consultas de pré natal, exames, contar pras pessoas, ouvir palpites, desconfortos da gestação, trabalho fora, barriga crescendo, mudanças no corpo, cuidar do filho mais velho, mais exames, descobrir o sexo, pensar no nome, ouvir palpites, cuidar da casa, adaptar a casa, emoção de sentir o bebê chutar, montar o enxoval, preparar o quartinho, mais palpites, namorar, pensar no parto, normal? Cesárea? Hospitalar ou domiciliar? Equipe? Doula? Mais palpites, mais desconfortos da gestação, mala da maternidade, bebê jogando futebol na barriga, e parece que nunca acaba a lista de tudo que tem que fazer…

Você também teve a impressão de que não daria conta de tudo?
Realmente, é muita coisa pra pensar, muita mudança acontecendo, muita gente dando palpite, fora ter que lidar com os desconfortos, trabalho, casa, família, filhos. Caramba! Dá vontade de sumir né? Mas será que a maternidade é assim tão complicada? É, é sim. Mas a dificuldade da maternidade ninguém ensina, tem que aprender na prática! Privação de sono, criar um ser humano com bom caráter, lidar com o estresse mental de dedicação exclusiva e outros.

O que as pessoas pensam que precisam se preparar sobre a maternidade na verdade é o que menos precisa se preocupar. Enxoval, produtos industrializados e caros, carrinho, quartinho perfeito. Sabe do que o bebê precisa? De estar alimentado, limpo e recebendo amor e cuidado de pessoas tranquilas para que ele se sinta seguro.

Se você tem condição financeira de fazer tudo isso, ótimo, realize seus desejos! Mas saiba que não é necessário. Se você não tem, não se preocupe. Pesquise sobre o essencial, bebê cresce muito rápido e perde muitas coisas. Aproveite as doações e presentes, essa fase é cheia disso!

O mais importante de tudo isso é informação!! Se informe sobre o que é essencial comprar para evitar gastar desnecessariamente. Se informe para entender as mudanças que passam o seu corpo, as queixas, e a forma mais natural de te ajudar. Se informa sobre as vias de nascimento, entenda como funciona cada processo e suas indicações para evitar escolher o profissional ou equipe que irá te acompanhar e garantir que respeite as suas escolhas. Se informe quanto ao pós parto, amamentação e cuidados com o bebê.

Informação garante que você passe pela nova rotina se forma mais suave e não surte!

Infelizmente muitas vezes o peso e a cobrança das pessoas sobre a mulher-mãe a desestabiliza. Mas lembre-se do que o bebê precisa: estar alimentado, limpo e recebendo amor e cuidado de pessoas tranquilas. Então cuide de você também! Permita ter seu tempo sozinha, procure ajuda profissional se necessário e não complique! A maternidade não é complicada, quem complica somos nós…

Texto por @parteriadoser