Importância do ácido fólico na gestação

Importância do ácido fólico na gestação

Entre os motivos pelos quais se recomenda planejar a gravidez, é a prevenção de malformações neurológicas com uma medida simples: a ingestão de ácido fólico (também chamado de folato) mês antes de engravidar.

Ácido fólico, ou vitamina B9, é uma vitamina hidrossolúvel, ou seja, solúvel em água, que atua principalmente na formação de proteínas estruturais e hemoglobina, assim como na síntese de DNA, que acontece durante o período de desenvolvimento embrionário.

Assim como todas as vitaminas, o ácido fólico é essencial para o bom funcionamento do metabolismo, e pesquisas sugerem que sua falta ou excesso pode desencadear sérios problemas de saúde. No organismo, a vitamina B9 desempenha outras funções específicas e atua sobretudo para:

  • Redução do risco de mal de Alzheimer;
  • Prevenção de doenças cardíacas e derrame;
  • Prevenção de anemia;
  • Redução de perdas auditivas em idosos;
  • Tratamento de má função dos rins;
  • Desenvolvimento saudável do embrião.

Primeiro Semestre de Gestação

Durante o primeiro trimestre da gestação, é quando são formadas as estruturas essenciais à vida do bebê, como o sistema nervoso. Por volta dos dias 18 e 26 da gravidez, acontece o fechamento do tubo neural, que dará origem ao cérebro e a medula espinhal. Para que esse fechamento aconteça, é necessária a presença do ácido fólico.

Quando esse processo é comprometido pela falta da vitamina, duas principais malformações podem acontecer: a anencefalia, que é uma malformação no cérebro, e a espinha bífida, que é quando a medula não se fecha completamente, e essas duas condições trazem graves sequelas ao bebê.

Na anencefalia, acontece a não formação de todos os componentes do encéfalo, reduzindo a expectativa de vida do bebê para algumas horas ou dias apenas. Já a espinha bífida possui níveis diferentes de gravidade, pode ser tratada através de cirurgia nos casos mais leves, e nos casos mais graves podem existir danos neurológicos irreversíveis.
Para a gestante, previne a ocorrência de pré-eclampsia, a hipertensão durante a gestação.

Fontes de ácido fólico

A fontes mais abundantes de ácido fólico na alimentação são os vegetais folhosos como espinafre e agrião, fígado e vísceras de boi, feijão, sementes e nozes, algumas frutas (abacate, banana, melão) e levedura de cerveja.

O ácido fólico pode se perder durante o cozimento, mas também é bastante encontrado em suplementos, medicamentos e produtos fortificados. Os suplementos são os mais indicados em caso de deficiência de ácido fólico, por isso consulte seu médico!

Mesmo em uma gravidez saudável, a ingestão de ácido fólico é altamente recomendada por diminuir o risco de malformação do sistema nervoso central do bebê. A suplementação previne o aparecimento de defeitos no tubo neural do feto, que se forma nos primeiros meses de gravidez e envolve a estrutura primitiva que dá origem ao cérebro e à medula espinhal.

É muito importante fazer uma consulta antes de começar a tomá-los, pois somente o seu médico poderá indicar a dosagem correta pra você, além de te dar todos os detalhes que você precisar sobre a importância do ácido fólico na gravidez e acompanhar sua gestação mais de perto.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri