Doação de Leite Materno

Doação de Leite Materno

Olá, mamães e papais!
Hoje daremos continuidade à sequência de posts sobre o aleitamento materno. Já conversamos anteriormente sobre a importância e benefícios do aleitamento para o binômio mãe – bebê, já falamos sobre os mitos mais comuns que estão ligados à ele, já conversamos sobre alguns fatores que podem interferir e até mesmo promover o desmame precoce. E o tema de hoje é: Doação de Leite Humano.

A pergunta campeã que sempre é feita: “Quem pode doar”? E a resposta é muito simples: toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Ela precisa ser uma mulher saudável, com boa produção de leite, e não tomar nenhum medicamento que possa interferir na amamentação.

Todo leite que é doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado para uma criança. Bebês que estão internados e que não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarréias e alergias.

A segunda pergunta mais frequente é: “ Como doar?”. Essa resposta também é muito simples; é só seguir o passo – a – passo abaixo!

O Preparo

Preparo do frasco para armazenar o leite materno:

  • Lave um frasco de vidro de boca larga e tampa de plástico (é importante seguir esta recomendação pois frascos inteiros de plástico podem liberar substâncias deletérias para o bebê);
  • Coloque o frasco e a tampa em uma panela, cobrindo-os com água;
  • Ferva-os por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura;
  • Escorra-os, com a abertura voltada para baixo, sobre um pano limpo, até secar;
  • Feche o frasco sem tocar com a mão na parte interna da tampa;

Higiene pessoal antes de iniciar a coleta:

  • Use uma touca para cobrir os cabelos e uma máscara sobre o nariz e a boca;
  • Lave as mãos e os braços até o cotovelo com bastante água e sabão;
  • Lave as mamas apenas com água;
  • Seque as mãos e as mamas com uma toalha limpa;

Local adequado para retirada:

  • Escolha um lugar confortável, limpo e tranquilo;
  • Forre uma mesa com um pano limpo para colocar o frasco e a tampa;
  • Evite conversar durante a retirada do leite ;

Como guardar o leite coletado?

  • Anote na tampa a data e a hora em que você realizou a primeira coleta do leite e guarde imediatamente no freezer ou no congelador;
  • Se o frasco não ficou cheio, você pode completá-lo em outro momento. Para completar o volume, utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos. Coloque o leite recém extraído sobre o que já estava congelado;
  • Guarde imediatamente no freezer ou no congelador;
  • Quando o frasco estiver completo, a mãe deve ligar para o Banco de Leite Humano.

Amamentação Cruzada

Aproveitando o post , também gostaria de falar um pouquinho sobre amamentação cruzada. Não sei se para todos este conceito está claro, mas trata-se basicamente daquelas mães que produzem leite em excesso e amamentam outras crianças diretamente. Essa é uma prática relativamente comum, porém, NÃO é recomendada.

Os perigos são muitos. O principal é o bebê (que no caso, não é filho desta mulher), ser contaminado por doenças infectocontagiosas, como AIDS HTLV, que são doenças muito graves. Se a mãe que doar o leite tiver sangramento no mamilo devido a um trauma, aumenta o risco de passar a doença para o bebê, através do leite materno, a exemplo da hepatite B, principalmente se ele não tiver tomado ainda as doses dessa vacina.

Essa prática é desaconselhada desde quando apareceram os primeiros casos de AIDS, tanto pelo Ministério Da Saúde do Brasil, como pela Organização Mundial da Saúde e pela Sociedade Brasileira de Pediatria.

A intenção é excelente, porém o recomendado é doar esse leite em excesso para um Banco de Leite, pois ele irá passar pelo processo de pasteurização, garantindo que desse modo, o leite não apresente qualquer possibilidade de transmissão de doenças.

Espero que tenham gostado do contéudo!
Um beijo,
Dra Beatriz Romão Amatto – Médica Pediatra – CRM 181.573 / RQE 82.740 – Instagram: @drabeatrizamatto