Como desengasgar um bebê

Como desengasgar um bebê

Hoje o post é de EXTREMA importância, as orientações que aqui serão dadas podem salvar a vida de muitas crianças. Infelizmente, engasgos são muito mais frequentes do que imaginamos, e as famílias precisam estar preparadas para iniciar os primeiros atendimentos caso seja necessário.

Temos que lembrar também que o fator psicológico é algo que atrapalha (e muito) nestas situações, pois muitos familiares acabam ficando sem reação mediante o acontecido. Quanto mais informação e treinamento forem adquiridos, maior a chance de que o quadro tenha uma resolução satisfatória.

Darei passo – a – passo, e quais são as medidas imediatas necessárias a se fazer para desengasgar um bebê. Temos que lembrar, de uma forma geral, que o engasgo pode ocorrer em QUALQUER faixa etária, independentemente se o bebê está apenas ingerindo líquidos (primeiros seis meses de vida) ou se a Introdução Alimentar já foi iniciada.

Passo a passo

Inicialmente, precisamos identificar o que está ocorrendo: o bebê está se debatendo? O bebê está chorando? Caso sim, a criança não está engasgada. Agora, se de uma hora para outra o bebê começa a ficar molinho, para de tossir, de chorar, começa a ficar com a boquinha azul, podemos estar frente a frente a um engasgo.

Será neste momento que tentaremos manter a calma (eu sei que é difícil) e iniciaremos a manobra de Heimlich, indicada para crianças menores de 2 anos. O passo – a – passo está a seguir:

  • Envolva a mandíbula do bebê com a sua mão, evitando segurar na parte mole da garganta, pois isso pode obstruir ainda mais a via aérea. Apoie o braço no torso do bebê.
  • Posicione o bebê de forma que ele fique de cabeça para baixo, com o corpo sustentado pelo seu antebraço e a mandíbula apoiada nos seus dedos;
  • Após certificar que ele está firme e seguro em seu braço, incline o lactente para baixo, apoiando o seu cotovelo na sua coxa para garantir firmeza. Geralmente ao realizar esse passo, há a drenagem de liquido ou semi-sólido;
  • Entre os ombros do bebê, dê 5 pequenas batidas com a mão fechada , utilizando a região próxima ao punho e direcionando a mão para frente. É preciso ter cuidado com a intensidade, mas ela precisa ser forte para garantir o resultado;
  • Gire o lactente, sempre mantendo a cabeça dele para baixo, na inclinação anterior. Isso é importante, pois suspender o bebê irá dificultar novamente a descida do objeto pela gravidade, sendo necessário reiniciar os esforços de desengasgo. Para um movimento correto, posicione os dedos na ossatura da nuca. Segurando o corpo com o braço, gire de forma que o lactente fique apoiado no outro braço;
  • Na região central do tórax da criança (entre os mamilos), cerca de 1 cm abaixo, faça cinco compressões utilizando os dedos indicador e médio;
  • Repita o processo até a saída do líquido ou objeto ingerido. Se a criança chorar, é um bom sinal, pois significa que está entrando ar no pulmão e que as vias aéreas estão desobstruídas.

Caso não volte a chorar, ou se mantiver as características do engasgo, continue as manobras, alternando o bebê de bruços e barriga para cima, com as compressões adequadas. Chame o SAMU o mais rápido possível e não pare de realizar as manobras.

Nos dois casos, será importante a avaliação do pediatra no pronto socorro. O bebê deverá ficar em observação e poderão ser realizados exames de imagem caso necessário.

Você já passou por alguma situação como essa? Me conte!

Com carinho,
Dra Beatriz Romão Amatto – CRM 181.573 / RQE 82.740 / Instagram: @drabeatrizamatto