Alimentos para evitar durante a gravidez

Alimentos para evitar durante a gravidez

Durante a gravidez, existem várias razões para ter um cuidado extra com o que se come – é importante saber quais são os alimentos seguros e quais devem ser evitados.

Alguns alimentos contêm toxinas que podem provocar defeitos em seu bebê, outros contêm bactérias transmitidas que podem enfraquecer seu sistema imunológico e causar danos ao feto.

Outro ponto importante a lembrar ao selecionar o que comer é o valor nutricional dos alimentos com os quais você está alimentando a seu bebê.

É crucial obter vitaminas e minerais suficientes em sua dieta durante a gravidez, como ácido fólico, ferro, vitamina C e vitamina A, entre outros.

Conheça os alimentos:

Agora, conheça alguns alimentos que devem ser evitados durante a gravidez:

  • Bebidas alcoólicas: Um dos principais vilões para as gestantes é o álcool. Ele deve ser evitado, pois se acumula no organismo do feto, que ainda não tem a capacidade de eliminar essa substância, o que pode causar parto prematuro, atraso no crescimento e malformações cardíacas;
  •  Peixe e carnes mal passadas: Existem alguns peixes que contém grande quantidade de mercúrio e essa substância, caso seja consumida em grandes quantidades, pode causar danos neurológicos ao bebê;

Além disso, alimentos crus, como sushi e ostras, e mal passados, como carnes, devem ser evitados na alimentação, pois eles podem estar contaminados com a bactéria listeria, que causa aborto e parto prematuro, ou com doenças como a cisticercose, que pode afetar o sistema nervoso e prejudica o funcionamento do cérebro.

  • Ovos crus: Para evitar o risco de contaminação por salmonela, esses alimentos devem ser evitados e lembre-se sempre de cozinhar ovos antes de comer. Evite comer ovo cru em maionese, salada caesar, gemada;
  • Queijos mofados: Os queijos como o azul, feta, brie, camembert e gorgonzola, e qualquer leite não pasteurizado ou lácteo não pasteurizado devem ser evitados, pois eles podem conter listeria. Essa bactéria pode causar complicações fatais para o feto ou o recém-nascido, pois ela pode desencadear abortos espontâneos, partos prematuros e envenenamento do sangue;
  • Frutas e legumes mal-lavados:Certifique-se de comer apenas frutas e legumes que tenham sido higienizados corretamente. Esses alimentos, caso estejam mal-lavados, podem ser fontes de contaminação de toxoplasmose, doença que pode causar aborto, parto prematuro, má formação e até a morte do bebê.

Os alimentos para evitar quando está grávida são muitos, por isso é muito importante que você mantenha em sua cabeça uma lista daqueles que você deve evitar para garantir o desenvolvimento saudável do seu bebê.

Não é importante apenas manter uma dieta saudável, mas também manter seu peso controlado. Portanto, comer saudável é a principal prioridade e não fazer dieta para minimizar o ganho de peso. 

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri