Sabor do leite materno

Sabor do leite materno

Você sabia que o bebê sente o gosto do alimento antes mesmo dos 6 meses? Não são só os nutrientes dos alimentos que você come durante a gravidez que vão para o seu bebê. É durante a amamentação que o bebê entra em contato com sabores e aromas, isso porque a dieta da mãe influencia a composição do leite materno.

O leite humano possui uma mistura variável de cerca de 40 aromas diferentes. Surpreendente, não? Com o olfato bem desenvolvido, recém-nascidos conseguem reconhecê-los e até responder de acordo. Até o mais novo dos bebês é capaz de detectar diferentes cheiros. Isso é o que o ajuda, inclusive, a reconhecer a mãe e a orientar-se até o seio dela.

Um estudo recente mostrou que o sabor de alguns alimentos passa para o líquido amniótico e no leite materno. Ainda na barriga, o feto já vai se familiarizando com alguns sabores que influenciarão, mais na frente, na aceitação da criança por certos tipos de comida.

Não são todos os alimentos que têm essa capacidade de transmissão de sabores. Conforme observaram os pesquisadores, o alho, a cenoura e o anis são exemplo de ingredientes que conseguem passar tanto os nutrientes como gosto para o líquido amniótico.

Já para o leite materno a lista aumenta, além do anis, alho e cenoura, o hortelã, cominho, eucalipto e outros vegetais também transmitem e aromatizam o leite materno.

Dieta da mãe

Por um lado, isso não significa que o bebê irá degustar absolutamente tudo o que a mãe come. Mas, por outro, mostra que a dieta da mamãe pode influenciar as preferências da criança por certos alimentos. Portanto, se a alimentação da mulher é mais saudável durante a lactação, o pequeno provavelmente irá aceitar gostos semelhantes quando a alimentação complementar começar.

O mesmo vale para dietas menos saudáveis: por meio do leite materno, o bebê estará menos habituado a alimentos diversificados e que fazem bem para a saúde. Portanto, não desenvolverá hábitos tão saudáveis quanto poderia.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri