Açúcar…Só um pouquinho vai fazer mal?

Açúcar…Só um pouquinho vai fazer mal?

Evitar doces é uma tarefa quase impossível para muitos. Além do sabor agradável, a guloseima serve muitas vezes como um calmante emocional, principalmente para mulheres em época de TPM (Tensão Pré-Menstrual).

Ricos em açúcar e com alto valor glicêmico (energético), os quitutes ajudam na produção de serotonina, hormônio encarregado de regular o humor, mas o excesso pode trazer quilos a mais e insuficiência de insulina.

Esse é pra mandar para todos aqueles que ficam dizendo que só um pouquinho não faz mal. Que deu/comeu e ninguém morreu. Sendo bem direta: Sim vai fazer mal! Um mal silencioso que só será percebido com o tempo.

Não faz mal na hora. Não fica fissurado por doce na hora. E é justamente nessa lentidão que está o perigo.

Quando é oferecido constantemente bolachinha de maisena, petit suisse, gelatina, doces, pirulitos o paladar vai modificando, o intestino muda e o cérebro muda. Tudo se comunica!

Os doces

Os doces são carboidratos altamente calóricos e ricos em gordura, que têm como função dar disposição e energia. Quando a quantidade ingerida passa da conta e as atividades da pessoa não são suficientes para usar todas essas calorias, porém, o excesso é revertido em tecido adiposo para ser armazenado.

Além de uma possível insatisfação com a aparência, o acúmulo de gordura corporal pode levar a doenças graves como hipertensão e outras cardiopatias.

O consenso é que ninguém precisa ficar amargo: o açúcar não é, por si só, um vilão. Basta consumi-lo aos pouquinhos e com equilíbrio. Sua saúde agradece.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764 Instagram @carolsettinutri