Alimentação do bebê após 12 meses

Alimentação do bebê após 12 meses

A fase das papinhas é uma experiência e tanto para os pais e os bebês. Cada refeição envolve muitas descobertas e experiências. Mas, quando a criança completa um ano e já é capaz de comer a comida da família, milhões de dúvidas surgem. Afinal, todo mundo da casa agora precisa comer de forma saudável.

Principais mudanças da fase

Confira quais são as principais mudanças nessa fase:

  • A criança vai comer menos, é normal.
    A criança de 1 ano não cresce no mesmo ritmo que cresceu até agora. Com uma necessidade energética menor, o apetite diminuiu também.
  • O café da manhã passa a ser fundamental.
    O café da manhã precisa ser uma alimentação completa, com uma fonte de carboidrato (pão, tapioca), uma de proteína (queijo branco, leite, iogurte) e uma fonte de gordura (pasta de amendoim, abacate, manteiga).
  • A textura dos alimentos evolui.
    Nada de comida amassada mais, com 1 ano a criança deve comer a mesma comida da família.
  • A criança pode recusar alguns alimentos
    Com 1 ano a criança aprende a falar NÃO e vai testar toda a sua autonomia. Pode ser que ela recuse alguns alimentos, saber nesses momentos é fundamental.
  • Pode fazer preparações e receitinhas
    A partir de agora o bebê pode comer tortas e bolo, por exemplo. Não é mais preciso oferecer os alimentos individualmente.
  • Novos alimentos na rotina
  • Com 1 ano o bebê já pode comer sal (em poucas quantidades) e leite de vaca e derivados.

Por mais tentador que seja, não ofereça bolos, biscoitos e outros alimentos doces ou ultraprocessados. Refeições em família são uma chance incrível para compartilhar comida, histórias e risadas, além de serem momentos essenciais para o desenvolvimento social da criança.

Tente comer junto sempre que possível e especialmente quando tem um filho mais difícil para alimentar. Organize refeições tranquilas e longe de distrações como as telas.

Consulte seu nutricionista materno infantil para garantir um bom crescimento e desenvolvimento do seu filho.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764 Instagram: @carolsettinutri