Alimentação Durante a Amamentação

Alimentação Durante a Amamentação

Depois de nove meses gerando o bebê, a mamãe pode até pensar que o corpo vai ganhar uma folguinha e descansar de tanta agitação. Mas isso não acontece. Um novo ciclo começa no próximo semestre, a mamãe vai começar a desempenhar uma tarefa muito importante, a produção de leite materno, no qual vai deixa o bebê bem nutrido.


Durante os seis primeiros meses de vida do bebê, o leite materno é o único alimento que o bebê deve receber, por isso, é muito importante que a mãe tenha uma alimentação completa e equilibrada, para assegurar que o leite produzido seja saudável e nutritivo para o seu bebê.
A alimentação influencia na qualidade do leite materno, por isso a mamãe deve ter uma alimentação adequada, com diversas frutas, legumes e verduras, cereais integrais, evitando o consumo de alimentos industrializados e com alto teor de gordura, que não possuem valor nutricional nem para a mãe e nem para o bebê.

Qual a melhor alimentação?


É importante consumir fontes de proteínas na alimentação, pois esse nutriente tem papel fundamental para o desenvolvimento do bebê e, por isso, deve estar presente no leite materno. Fonte de proteína como carnes, ovos, peixes, leites e derivados, leguminosas como, feijão, ervilha, grão de bico.
Os alimentos integrais também ajudam a dar energia para a mamãe o bebê, alimentos como o arroz e o pão integral fornecem mais fibras e mais nutrientes importantes para o fornecimento de energia para a mamãe e o bebê.
O cálcio também é uma substância importante para a estrutura óssea e o funcionamento do corpo, podemos encontrar o cálcio em leite e derivados lácteos e sementes como o gergelim, girassol e abóbora.


O consumo de água também é fundamental para a produção de leite materno, isso porque o leite materno é formado por grande quantidade de água, e quanto mais à mãe bebe, mais o corpo fica hidratado e reserva uma parte para a produção de leite materno.


As deficiências nutricionais da mãe podem contribuir para a manutenção de baixas reservas de nutrientes no bebê, aumento as chances para o desenvolvimento de carências nutricionais nos primeiros anos de vida, período em que há maior prevalência de agravos à saúde infantil.
Os alimentos que devem ser evitados na amamentação são alimentos como frituras, embutidos, queijos amarelos, refrigerantes, bolos e biscoitos, porque têm grandes quantidades de gorduras e açúcares.


Para as mamães que possuem antecedentes de alergia, é necessário avaliar a retirada de alimentos potencialmente alergênicos, porém, isso não é uma regra, pode variar de pessoa para pessoa, por isso, procure um profissional de saúde antes de retirar qualquer alimento da rotina.
O consumo de bebidas alcoólicas, assim como na gestação, na amamentação também está proibido, pois o álcool pode ser eliminado no leite materno, podendo passar para o bebê.


O consumo de cafeína na amamentação deve ser cauteloso, pois a cafeína é um estimulante do sistema nervoso e o bebê não consegue metabolizar essa substância.
Evite dietas e medicamentos que promovam rápida perda de peso, se precisar fazer uso de algum medicamento, procure recomendação do seu médico.


O aleitamento materno é a melhor opção para a família e, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), deve ser a fonte exclusiva de alimentação dos bebês até os seis meses. Mas é claro que quando o leite não vem, existem alternativas. Um dos fatores decisivos para que a amamentação seja bem-sucedida é a pega correta do bebê, que sugará o leite adequadamente e, assim, estimulará a produção. No entanto, a alimentação, assim como o bem-estar geral e emocional da lactante, também são fatores importantes para que ela tenha uma produção de leite satisfatória.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8-12764
@carolsettinutri