O que comer quando você amamenta?

O que comer quando você amamenta?

Nas últimas três décadas, as evidências por trás das recomendações relacionadas à amamentação evoluíram acentuadamente. Os resultados de estudos epidemiológicos e o crescente conhecimento dos papéis da epigenética, das células-tronco e das origens precoces da saúde e da doença, fornecem forte suporte para a indicação da amamentação.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno.

É importante que a mãe esteja bem alimentada e hidratada durante todo o período da amamentação, pois tudo o que é ingerido nesta fase é passado para o bebê. A mãe que amamenta, tem as suas necessidades nutricionais elevadas, maiores do que durante a própria gravidez, e em particular aos micronutrientes: vitaminas, minerais (cálcio, zinco ou magnésio, entre outros).

Converse com o profissional que a acompanha sobre a necessidade de uma suplementação. A alimentação da mãe deverá privilegiar uma alimentação saudável, à base de alimentos naturais e tão variada quanto possível, contendo todos os grupos alimentares.

Caso perceba que a ingestão de algum alimento teve influência negativa sobre o bem-estar do bebê, como por exemplo cólicas, diarréias ou reações alérgicas, deverá conversar sobre isso com o profissional que a acompanha.

Cada mãe vai perceber isso no seu dia a dia, toda dupla mãe-bebê tem suas características próprias. A alimentação neste período é importante, não restrinja alimentos sem necessidade.

Evite: Excesso de adoçantes artificiais, de cafeína, refrigerantes, bebidas alcoólicas, alimentos ultraprocessados. Consulte sua nutricionista materno infantil antes de restringir alimentos ou ingerir suplementações, para que faça a sua orientação nutricional considerando a sua individualidade e do seu bebê.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri