Os benefícios da amamentação

Os benefícios da amamentação

O leite materno é completo! Isso significa que até os 6 meses de vida, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (água, chá, suco ou outro leite).

Após esse período, a amamentação deverá ser complementada com outros alimentos que serão introduzidos lentamente na alimentação do bebê conforme a orientação do nutricionista materno infantil.

O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de inúmeras doenças. Além disso, é limpo, está sempre pronto e na temperatura ideal. Isso sem falar que a amamentação favorece um vínculo mais íntimo entre a mãe e o bebê.

Benefícios

Crianças que se alimentam de leite materno têm menos risco de sofrer de doenças respiratórias, infecções urinárias e/ou diarreias (problemas que podem levar a internações e até à morte) e no futuro, certamente, terão menos chance de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Também existem benefícios para a mãe! Veja abaixo:

  • Reduz o peso mais rapidamente após o parto;
  • Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e de anemia após o parto;
  • Reduz o risco de diabetes;
  • Reduz o risco de câncer de mama;
  • Se a amamentação for exclusiva, juntamente com outras condições, pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez.

Destacar a importância do aleitamento materno é tão necessário que até uma lei federal foi sancionada no último ano para definição do mês atual como “Agosto Dourado”.

Trata-se de uma alusão ao Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, e à SMAM (Semana Mundial do Aleitamento Materno), que vai de 1 a 7 de agosto, além das ações realizadas na área da saúde, inclusive pela SGP, para promoção da amamentação.

Texto por Ana Caroline Setti – Nutricionista Materno Infantil – CRN 8-12764
Instagram: @carolsettinutri